<b> Narciso e o avesso do espelho – o lazer no imaginário do professor <b/>
Resumo
O Imaginário Social determina atitudes e preferências dos grupos. O presente trabalho pretendeu apresentar um "recorte" do imaginário dos professores do Município do Rio de Janeiro, evidenciando as suas representações do próprio trabalho docente. A partir de entrevistas não-estruturadas e de associações livres, chegou-se à construção de quadros categoriais e matrizes simbólicas., aos quais foi aplicada a Análise do Discurso. O imaginário Social deste grupo apresenta o próprio trabalho como um "sacrifício", com tendências para a doação e o sofrimento. Pode-se perceber um certo "fenômeno deformacional, inconsciente: um processo de negação do prazer e de renúncia ao tempo de lazer. Palavras Chave: imaginário; trabalho docente; lazer
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________