<b>A formação de professores para a educação especial: multiculturalismo crítico e teoria das representações sociais</b>

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
  • Marly de Abreu Costa

Resumo

O estudo relaciona o Multiculturalismo Crítico à Teoria das Representações Sociais. A formação de professores para a Educação Especial, foco da investigação, traz o enfoque inclusivo semelhante ao de McLaren, ao propor um currículo multicultural. Entrevistamos quinze alunos do Curso de Pedagogia, da habilitação em Educação Especial, e analisamos o seu discurso, a partir de três categorias: motivos de escolha da habilitação; marcas lingüísticas utilizadas para nomear os portadores de necessidades educativas especiais; e referências ao currículo desta formação de educadores. Verificamos, por exemplo, que o currículo de formação de professores de Educação Especial ainda teoriza o sentido da inclusão, em vez de vivenciá-la.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Especial. Representações Sociais.

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Como Citar

Oliveira, E. da S. G. de, & Costa, M. de A. (2007). <b>A formação de professores para a educação especial: multiculturalismo crítico e teoria das representações sociais</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/665

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