A brincar, a brincar… lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644454739

Palavras-chave:

Brincar, Aprender, Educação de Infância, Lógicas e sentidos de futuras educadoras, Relatórios PES.

Resumo

A trilogia brincar, desenvolvimento-aprendizagem e pedagogia, fundadora da Educação de Infância e tornada um lugar comum dentro e fora deste campo, precisa ser examinada criticamente sob pena de colocar em risco a infância e os seus direitos e de aprofundar a marginalização e o papel subsidiário e/ou instrumental do brincar. Importando que essa discussão se alargue a contributos multireferenciados da Sociologia da Infância e das Ciências da Educação, abordam-se distinções e interdependências de questões conceituais chave entre brincar, aprender ludicamente e ensinar através do brincar, e suas articulações com as noções de ludicidade, culturas infantis e práticas lúdico-pedagógicas, de modo a interrogar a dicotomia brincar-aprender. Parte-se daqui para, com base na pesquisa documental, analisar os 99 relatórios de fim de curso, da Prática de Ensino Supervisionada, dedicados ao brincar em contextos de creche e/ou jardim de infância, realizados em instituições de ensino superior públicas e privadas em Portugal (2014-2019), visando i) caraterizar o lugar do brincar; ii) identificar e problematizar as lógicas do brincar e os sentidos pedagógicos que futuras profissionais da pequena infância privilegiaram aquando dos mestrados profissionalizantes para a docência com crianças até 6 anos. As conclusões apontam para duas lógicas distintas e desiguais das futuras educadoras entenderem o brincar: privilegiando a relação educador/a e criança(s) e o brincar como um modo de ensinar e/ou em prol do desenvolvimento cognitivo infantil, o dominante, e privilegiando o ângulo das relações entre crianças para conhecer as suas preferências no brincar e informar a ação pedagógica, como o subalterno.

Biografia do Autor

Manuela Ferreira, Universidade do Porto

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Investigadora do CIIE. Doutorada em Educação.

Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa e CICS.Nova, Universidade Nova de Lisboa

Sociológa. Doutorada em Estudos da Criança, Sociologia da Infãncia.

Professora Adjunta da Escla Superior de Educação de Lisboa e investigadora do CICS.NOVA da universidade Nova de Lisboa

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Ferreira, M., & Tomás, C. (2020). A brincar, a brincar… lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019). Educação, 45(1), e104/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644454739