EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Auteurs-es

  • Rita de Cássia Ventura Pattaro Puc Campinas
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado Puc Campinas

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464444796

Mots-clés :

Educação integral, Pedagogia histórico-crítica, Ampliação de jornada escolar.

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198464444796

 

 

Considerando a importância da concepção e da prática de educação integral na história da educação brasileira, torna-se essencial entendê-la em sua plenitude para compreender suas proposições e de que maneira elas contribuem para a mudança social, brm como para uma formação completa das novas gerações. Por isso, este texto objetiva compreender as aproximações possíveis entre a concepção de educação integral e a perspectiva histórico-crítica, desenvolvida peloeducador Dermeval Saviani, correlacionando ambas com a jornada escolar ampliada. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para a análise de uma teoria que é produto de reflexões e discussões com autores que se aproximam por terem o mesmo ideal de educação integral. Espera-se contribuir para as discussões sobre a implementação da política educacional de educação integral em tempo integral, balizadas pela perspectiva histórico-crítica.

 

Biographie de l'auteur-e

Vera Lúcia de Carvalho Machado, Puc Campinas

resumo

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Publié-e

2014-01-14

Comment citer

Pattaro, R. de C. V., & Machado, V. L. de C. (2014). EDUCAÇÃO INTEGRAL E A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS. Educação, 39(1), 117–128. https://doi.org/10.5902/198464444796

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua