<b>A INFLUÊNCIA DA CULTURA CORPORAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR</b>
Résumé
Neste estudo nos propomos a analisar a cultura corporal dos alunos e o esporte na escola, sua influência na constituição e modos de ocupação do espaço físico da Educação Física escolar. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, do tipo etnográfico adaptado à educação e a forma de investigação foi o estudo de caso. Foram entrevistados e acompanhados quatro professores, entre os cinco que trabalham na escola estudada, e entrevistados quatro alunos, que foram escolhidos aleatoriamente. Embora, não possamos fazer generalizações, por tratar-se de um estudo de caso, situações idênticas as encontradas neste estudo, são facilmente verificadas na Educação Física escolar no Brasil. Através das entrevistas de alunos e professores, e análise das aulas observadas, constatamos que a cultura corporal dos alunos não influencia o conteúdo escolar e, conseqüentemente, o espaço físico. Por outro lado, o esporte “instituição”, além de estar na escola, determina o modo de ser e agir dos atores.
Palavras-chave: Educação Física escolar, espaço físico, conteúdo e cultura corporal.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________