<b>A INFLUÊNCIA DA CULTURA CORPORAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR</b>
Abstract
Neste estudo nos propomos a analisar a cultura corporal dos alunos e o esporte na escola, sua influência na constituição e modos de ocupação do espaço físico da Educação Física escolar. A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, do tipo etnográfico adaptado à educação e a forma de investigação foi o estudo de caso. Foram entrevistados e acompanhados quatro professores, entre os cinco que trabalham na escola estudada, e entrevistados quatro alunos, que foram escolhidos aleatoriamente. Embora, não possamos fazer generalizações, por tratar-se de um estudo de caso, situações idênticas as encontradas neste estudo, são facilmente verificadas na Educação Física escolar no Brasil. Através das entrevistas de alunos e professores, e análise das aulas observadas, constatamos que a cultura corporal dos alunos não influencia o conteúdo escolar e, conseqüentemente, o espaço físico. Por outro lado, o esporte “instituição”, além de estar na escola, determina o modo de ser e agir dos atores.
Palavras-chave: Educação Física escolar, espaço físico, conteúdo e cultura corporal.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)