Atuação dos alunos no blended learning organizado pela Teoria das Situações Didáticas
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644440970Mots-clés :
Blended Learning, Teoria das Situações Didáticas, Matemática, Metodologia, Integração didática.Résumé
Este trabalho apresenta a atuação de alunos em uma proposta metodológica que integrou didaticamente o blended learning em atividades de matemática na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas. Para isso, foram elaboradas três atividades para permitir aos alunos desempenharem os esquemas de ação, formulação e validação contendo vídeos, arquivos em PDF, arquivo do Geogebra, chat e fórum. O método de investigação foi de característica qualitativa do tipo pesquisa-ação com alunos do 2º ano do ensino médio de cursos técnicos integrados. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, entrevistas, questionários e relatórios do ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram que os alunos desempenharam as atividades com protagonismo e autonomia, foi percebido esforço para alcançarem os três esquemas adidáticos, sendo constatado o de ação como o mais recorrente. Os recursos tecnológicos favoreceram as interações entre os alunos e com o conteúdo nos diversos tempos e espaços em um ambiente qualificado. Observou-se que as trocas de mensagem orais, escritas e gráficas auxiliaram nas estratégias de resolução dos problemas. Comparando as três atividades, percebeu-se que o potencial da metodologia experimentada residiu em promover o avanço da ação intelectual dos alunos entre os esquemas adidáticos, visto que estes transitaram da posição de manipuladores de informações para a condição de serem capazes de explicar os problemas, modelos formulados e de comprovarem matematicamente a validade dos modelos. Dessa forma, a proposta constitui-se como uma alternativa para compor o repertório de ações didáticas dos professores de matemática.
Références
ALAMMARY, Ali; SHEARD, Judy; CARBONE, Angela. Blended learning in higher education: Three different design approaches. Australasian Journal of EducationalTechnology, v.30, n.4, p.440-454. 2014. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/download/693/1061. Acesso em: 6 dez. 2019.
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270p.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, Porto Alegre, p.45-47, jun. 2015. Disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/11551/aprender-e-ensinar-com-focona-educacao-hibrida.aspx. Acesso em: 21 ago. 2019.
BROUSSEAU, Guy. L'observation des activités didactiques. Revue française de pédagogie, p.130-139, 1978. Disponível em https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00515106. Acesso em: 05 abr. 2019.
BROUSSEAU, Guy. Fondements et Méthodes de la Didactique des Mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.7, n.2, p.33-116, 1986.
BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e Métodos da Didáctica da Matemática. In: BRUN, Jean. (Org.). Didática das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap.1. p.35-113.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
FREITAS, José Luiz Magalhaes. Teoria das situações didáticas. In:
MACHADO, Silvia dias Alcântara. (Org.). Educação Matemática: Uma (nova) Introdução. São Paulo: EDUC, 2015. p. 77-111. (Série Trilhas).
FURLETTI, Saulo; COSTA, José Wilson da. O blended learning nos repositórios brasileiros. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, p. e39886, 2018. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/39886/pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.
GRAHAM, Charles R.; BONK, Curtis J.. The Handbook of Blended Learning: Global Perspectives, Local Designs. San Franciso: Pfeiffer Publishing, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/563281/Blended_learning_ systems_Definition_current_tr ends_and_future_directions . Acesso em: 16 fev. 2019.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PELISSONI, Adriane Martins Soares. Eficácia de um programa híbrido de promoção da autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior. 2016. 211f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 2009.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da P. V. São Paulo: Ícone/Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________