<b>Relações étnico-raciais e a questão da deficiência na literatura infantil brasileira: uma experiência em formação de professores</b>
DOI :
https://doi.org/10.5902/198464444065Mots-clés :
Training of teachers, Disability, Ethnic-racial relations.Résumé
http://dx.doi.org/10.5902/198464444065
Diante do paradigma da educação inclusiva, a escola regular deve se organizar para acolher e oferecer condições objetivas de aprendizagem para todos os alunos. Com ênfase no como a diversidade é representada para crianças por meio da literatura infantil, este relato apresenta a experiência com a disciplina “Práticas pedagógicas programadas: Diversidade e literatura – representações da negritude e da deficiência para a infância” na formação de alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. Essa disciplina se centrou no estudo de referenciais teóricos que versam sobre a diversidade e, mais especificamente, relações étnico-raciais e deficiência na literatura infantil. A experiência aponta para a importância de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de atividades centradas na compreensão da diversidade para a formação do senso crítico na formação de professores.
Palavras-chave: formação de professores, deficiência, relações étnico-raciais.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________