<b> Ser e Ter, Escutar e Trabalhar</b>

Auteurs-es

  • Carolina de Roig Catini

Mots-clés :

Teacher’s Work, School, Imaginary.

Résumé

O filme Ser e Ter contém elementos que possibilitam a discussão sobre o impacto da produção cinematográfica na constante reformulação do imaginário social acerca da escola e do professor. No entanto, até onde tomei conhecimento, essa problemática não fora levada em consideração por pesquisadores no campo educacional que se propuseram a discutir o filme, e cujas análises trataram o filme apenas como um exemplo da prática educacional - um exemplo em duplo sentido: como uma simples amostra do trabalho docente, e como um modelo a ser seguido. Tendo isso em vista, neste texto, procuro primeiramente criticar as interpretações positivas da prática pedagógica "retratada" no filme, para depois tecer algumas considerações sobre o papel desse filme na produção do imaginário social acerca do trabalho docente e suas possíveis implicações práticas.

Palavras-chave: Trabalho Docente. Escola. Imaginário.

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Publié-e

2011-09-28

Comment citer

Catini, C. de R. (2011). <b> Ser e Ter, Escutar e Trabalhar</b>. Educação, 30(1), 45–58. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3775

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