<b> Ser e Ter, Escutar e Trabalhar</b>
Mots-clés :
Teacher’s Work, School, Imaginary.Résumé
O filme Ser e Ter contém elementos que possibilitam a discussão sobre o impacto da produção cinematográfica na constante reformulação do imaginário social acerca da escola e do professor. No entanto, até onde tomei conhecimento, essa problemática não fora levada em consideração por pesquisadores no campo educacional que se propuseram a discutir o filme, e cujas análises trataram o filme apenas como um exemplo da prática educacional - um exemplo em duplo sentido: como uma simples amostra do trabalho docente, e como um modelo a ser seguido. Tendo isso em vista, neste texto, procuro primeiramente criticar as interpretações positivas da prática pedagógica "retratada" no filme, para depois tecer algumas considerações sobre o papel desse filme na produção do imaginário social acerca do trabalho docente e suas possíveis implicações práticas.
Palavras-chave: Trabalho Docente. Escola. Imaginário.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________