A escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico

Auteurs-es

  • Sandra Cristina Rodrigues Lopes Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Débora Cristina Santos e Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644435473

Mots-clés :

Escrita e Identidade. Narrativa Autobiográfica. Narrativa Catártica. Sublimação.

Résumé

Este artigo apoia-se no diálogo entre as abordagens histórico-cultural e psicanalítica para desenvolver uma reflexão sobre a importância das narrativas autobiográficas como mecanismo de investigação da construção identitária do sujeito. A partir da consideração acerca de como o sujeito se apropria da linguagem escrita, segundo a psicologia histórico-cultural e da análise da função catártica que a narrativa autobiográfica é capaz de produzir no indivíduo, são desvelados outros pontos fundamentais em relação à aprendizagem dos conteúdos essenciais para o desenvolvimento do sujeito e sua inserção crítica na sociedade. Para isso, observa a relação estabelecida entre a escrita como projeção do eu e os eventos traumáticos, histórias de vida íntimas desse sujeito, na medida que propõe uma análise sobre a narrativa autobiográfica como veículo de investigação das implicações desses problemas para a aprendizagem e desenvolvimento da linguagem; além de chamar a atenção para o aspecto da função catártica e sublimatória da autobiografia para externar os conflitos e reelaborá-los por meio da escrita.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Cristina Rodrigues Lopes, Universidade Estadual de Goiás - UEG

S. C. R. Lopes é Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologia da UEG. PPG-IELT– Anápolis-GO.  Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Graduada em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis – FAA. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela AVM – Faculdade Integrada do Rio de Janeiro. Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás. Psicóloga (CRP 09/010532) de abordagem Sistêmica.  E-mail para contato: onlytwt@gmail.com  

Débora Cristina Santos e Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

D. C. S. Silva é Mestre em Literatura Brasileira (UFG/1996/Bolsista CAPES). Doutora em Teoria Literária (UNESP /2002/Bolsista FUNADESP). Pós-doutora em Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa (UFP-Porto/2010/Bolsista CAPES). Pós-doutoranda em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG/2016-2018). Docente do PPG Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Docente do curso de Letras do Campus Anápolis de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (CCSEH/UEG). Líder do GP ARGUS - Estudos de Cultura, Linguagem e Comportamento (CNPq/2004 -). Membro da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia (REDEPESQ/ FAPEG/2007-2010). Pesquisadora do Projeto PO.EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa?, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/União Europeia/Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), no Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento (CECLICO) da Universidade Fernando Pessoa (UFP/Porto/ 2010-2014).

Références

ALMEIDA, Wilson Castelo de. Psicoterapia aberta: o método do psicodrama, a fenomenologia e a psicanálise. São Paulo: Ágora, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 3. Ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

BAKHTIN, Mikhail. (1961) Towards a reworking of the Dostoievsky book. In: Problems os Dostoievsky’s poetics. ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.

BAKHTIN, Mikhail. (1979) Estética da criação verbal. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. São Paulo: Ed. Nacional; Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

BRUNNER, Jerome Seymour. Self-making narratives. In R. Fivush & C.A.Haden (eds.), Autobiographical memory and the construction of a narrative self. Developmental and cultural perspectives (pp.209-225).Mahawah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

CARVALHO, Ana Cecília. Pulsão e simbolização: limites da escrita. In: BARTUCCI, G. (Org.). Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

CARVALHO, Ana Cecília. Limites da sublimação na criação literária. In: Estudos de Psicanálise. Rio de Janeiro, n. 29, setembro 2006. P. 15-24.

CHEMAMA, Roland. Dicionário de Psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CRUZ, Juarez Guedes. Conflito psíquico e criatividade: alguns exemplos colhidos na literatura. Revista de Psicanálise, vol. X (1), 87-97, 2003.

DAMÁSIO, Antônio. O Sentimento de si. O corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência (9ª ed.). Lisboa: Publicações Europa-América, 2000.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. “O culto do eu no templo da razão”, em “Três ensaios sobre pessoa e modernidade”. Boletim do Museu Nacional. Rio de Janeiro, (41):2-27), N.Série-Antropologia, 1980.

DUARTE, Newton. Formação do indivíduo e alienação: o ser humano na psicologia de Alexis Nikolaevich Leontiev. In Cadernos Cedes, Campinas, V. 24, n. 62, p. 44-63, 2004.

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité. La volonté de savoir. Paris, Gallimard, 1976.

FREUD, Sigmund. Obras. Madri: Biblioteca Nueva, 1968.

FREUD, S. As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica. Vol. XI da ESB-Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980.

FREUD, Sigmund. Extratos dos documentos dirigidos a Fliess (1950[1892-1899]). In: Publicações pré-psicanalíticas e esboços inéditos (1886-1899). Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Totem y tabu. O. C. Vol. II. 1912

FREUD, Sigmund. O Mal-estar na Cultura. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1974 [1930].

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si: escrita da história. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

GUNN, Janet Varner. Autobiography: toward a poetics of experience. Philadelphia,

University of Pennsylvania Press. 1982.

HARLEY, Keryn; REESE, Elaine. Origins of autobiographical memory. Development Psychology, 35(5), 1338-1348. 1999.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LACAN, Jacques. O Seminário Livro 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981.

LACAN, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem em Psicanálise. In: Escritos (pp.238-324). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998a.

LACAN, Jacques. O estágio do espelho como formador da função do eu. In: Escritos (pp.96-103). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998b.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998c.

LARROSA, Jorge. A construção pedagógica do sujeito moral. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. 2ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

LÉVI-STRAUSS, Claude. “A eficácia simbólica”, em Antrapologia estrutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1975.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A cura simbólica. Rio de Janeiro: Revista Tempo Brasileiro, 1973.

LIMA, Luiz Costa. “Mito e provérbio em Guimarães Rosa”, em A metamorfose do silêncio. Rio de Janeiro, Eldorado, 1995.

LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de; VIANA, Terezinhade Camargo; LIMA, Sostenes Cezar de. (2015). Estética e poética da velhice em narrativas autobiográficas: um estudo à luz da psicanálise. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15 (1), pp. 58-78. [Fecha de consulta: 06 de julho de 2017] Disponible en: http://www.redalyc.org:9081/articulo.oa?id=451844503005.

LURIA, Alexander Romanovich. A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In Alexander Romanovich Luria. Curso de Psicologia Geral (Vol. 1, 2ª ed., pp. 71-84). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MARTINS, Lígia Marcia. A natureza histórico-social da personalidade. In Cadernos Cedes, Campinas: vol. 24, n. 62, p. 89-99, 2007.

MCADAMS, Dan. P. Identy and the life story. In R. Fivush & C.A.Haden (Eds.), Autobiographical memory and the construction of a narrative self. Developmental and ciltural perspectives (pp.187-207). Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

MIJOLLA-MELLOR, Sophie de. La sublimation. Paris: Presses Universitaires de France. Cap.IX. La sublimation dans avie affective, p.93-108, 2005.

PINO. Aangel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural na perspectiva de Lev Semyonovich Vygotsky. São Paulo: Cortez, 2005.

ROUDINESCO, Elisabeth. A parte obscura de nós mesmos – uma história dos perversos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SILVA, Débora Cristina Santos e; COSTA, Keila Matida de Melo. Percursos da Leitura entre a Página e a Tela: uma Multiplicidade de Sentidos. Texto Digital, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 55-74, jul. 2012. ISSN 1807-9288. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n1p55/22403. Acesso em: 25 jul. 2017.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Salvador: Uneb; Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006.

TESSLER, Minda; NELSON, Katherine. Making memories: The influence of joint encoding on later recall by young children. Consciousness and Cognition, 3,307-326, 1994.

TYSON, Phyllis; TYSON, Robert. Teorias Psicanalíticas do desenvolvimento - uma integração. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VIGOTSKY, Lev Semyonovich Obras Escogidas III. Madrid, Espanha: Visor, 2000.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (2ª tiragem). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Publié-e

2019-06-18

Comment citer

Rodrigues Lopes, S. C., & Santos e Silva, D. C. (2019). A escuta de amor na escrita da dor: narrativa autobiográfica como processo catártico. Educação, 44, e47/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644435473

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua