Manifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644434678

Mots-clés :

Avaliação externa e em larga escala, Quase-mercado, Mercado das avaliações.

Résumé

O artigo em tela parte de pesquisa empírica sobre a implementação das avaliações externas e em larga estaca nas redes de educação básica dos estados brasileiros. Ancorada em abordagem qualitativa, a pesquisa analisa documentos produzidos no âmbito dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Este trabalho problematiza a formulação das avaliações externas e em larga escala na redes estaduais de educação básica no período de 2003 a 2014. A análise dos dados permite indiciar a existência de um mercado ou quase-mercado das avaliações, notadamente marcados nos diferentes processos envolvidos nas avaliações. Configura-se, portanto, uma das características marcantes das políticas educacionais nas últimas décadas que combinam ao mesmo tempo, maior controle do Estado sobre as políticas educacionais e a presença crescente da lógica de mercado e de agentes privados na organização dessas mesmas políticas. Depreende-se, assim, que empresas e fundações são responsáveis pela operacionalização das avaliações nos sistemas estaduais, constituindo um mercado das avaliações, seja no âmbito do controle dos processos que adquire uma lógica privada, seja no controle da expertise para implementação das avaliações que também estão fora do controle da gestão dos sistemas de ensino. 

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Publié-e

2019-03-12

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Perboni, F., Militão, A. N., & Di Giorgi, C. A. G. (2019). Manifestações do “quase-mercado” nas avaliações externas e em larga escala. Educação, 44, e21/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644434678

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