O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644433740

Mots-clés :

Políticas educacionais, Democratização da educação, Público-privado, Governo Temer.

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar discussões sobre o atual governo de Michel Temer que, desde o golpe parlamentar e empresarial de 2016, está cada vez mais próximo do setor privado mercantil na criação de políticas educacionais, no Brasil, aprofundando a naturalização da incorporação da associação entre os setores público e o privado. O presente estudo explora evidências do redimensionamento de políticas em curso a partir do Ministério da Educação, da Base Nacional Comum Curricular, da ação da Conferência Nacional de Educação – CONAE e do Fórum Nacional de Educação. A partir de fontes bibliográficas e de pesquisa documental, constata-se que esse governo é aliado e apoiado pelo setor privado mercantil com o qual articula propostas, ampliando a ação do mercado na educação pública brasileira, tanto na proposição quanto na implantação de políticas, e, ao mesmo tempo, vem tomando medidas que asfixiam os processos de participação e de democratização da educação.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucia Hugo Uczak, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.

Liane Maria Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação. Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privado na Educação-GPRPPE da UFRGS.

Alexandre José Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação. Professor nos cursos de licenciatura da Faculdade de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publié-e

2020-03-29

Comment citer

Uczak, L. H., Bernardi, L. M., & Rossi, A. J. (2020). O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação. Educação, 45(1), e23/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644433740