O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433740

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Democratização da educação, Público-privado, Governo Temer.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar discussões sobre o atual governo de Michel Temer que, desde o golpe parlamentar e empresarial de 2016, está cada vez mais próximo do setor privado mercantil na criação de políticas educacionais, no Brasil, aprofundando a naturalização da incorporação da associação entre os setores público e o privado. O presente estudo explora evidências do redimensionamento de políticas em curso a partir do Ministério da Educação, da Base Nacional Comum Curricular, da ação da Conferência Nacional de Educação – CONAE e do Fórum Nacional de Educação. A partir de fontes bibliográficas e de pesquisa documental, constata-se que esse governo é aliado e apoiado pelo setor privado mercantil com o qual articula propostas, ampliando a ação do mercado na educação pública brasileira, tanto na proposição quanto na implantação de políticas, e, ao mesmo tempo, vem tomando medidas que asfixiam os processos de participação e de democratização da educação.

Biografia do Autor

Lucia Hugo Uczak, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.

Liane Maria Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação. Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Relação Público Privado na Educação-GPRPPE da UFRGS.

Alexandre José Rossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação. Professor nos cursos de licenciatura da Faculdade de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Uczak, L. H., Bernardi, L. M., & Rossi, A. J. (2020). O governo Temer e a asfixia dos processos de democratização da educação. Educação, 45(1), e23/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644433740