Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644426374Mots-clés :
REDEFOR, Formação continuada, Inclusão escolarRésumé
Atualmente, respeitar as diferenças e promover a inclusão são temas frequentes nas mais variadas esferas, dentre elas a educacional. Nesse contexto, o termo inclusão tem assumido múltiplos enfoques originando diferentes práticas educacionais por quem objetiva promovê-la. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão que os docentes da Rede Estadual de Educação de São Paulo têm desse conceito. Os dados foram coletados por meio de narrativas elaboradas pelos docentes durante um curso de formação continuada oferecido por meio do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Os principais resultados apontam para a necessidade de se superar uma visão homogeneizante da educação que considera que apenas os alunos com deficiência são diferentes dos demais, e na qual a inclusão se destinaria a esse público.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________