Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência

Auteurs-es

  • Otacilio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Biofísica e Radiobiologia

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644420199

Mots-clés :

Potência de agir, Entrevista compreensiva, Nuvem de palavras

Résumé

A evasão de alunos nos cursos superiores se tornou uma temática recorrente a partir da transição de uma educação de elite para uma educação massas. Os objetivos desse trabalho foram: i) analisar o principal momento de evasão nos cursos de licenciatura das Universidades Federais; e ii) avaliar o discurso dos alunos no início do curso, no momento da evasão, e no final do curso para aqueles que permaneceram. O trabalho seguiu dois métodos de coleta de dados: quantitativo e qualitativo; e as análises estatísticas e compreensiva (discursiva). O momento da evasão foi marcado pela redução da potência de agir pelos alunos, principalmente na metade do percurso acadêmico.

Biographie de l'auteur-e

Otacilio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Biológicas Departamento de Biofísica e Radiobiologia

Biólogo, Doutor, Professor Adjunto UFPE

http://lattes.cnpq.br/4237732461961452

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Publié-e

2016-07-21

Comment citer

Santana, O. A. (2016). Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação, 41(2), 311–328. https://doi.org/10.5902/1984644420199

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua