Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD

Auteurs-es

  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644415941

Mots-clés :

Pedagogo, Formação Inicial, Educação a Distância, Letramento Digital.

Résumé

Este trabalho é parte constitutiva de uma pesquisa que analisou a formação de pedagogos a distância. Elucida as mudanças ocorridas no campo da educação brasileira e o impacto causado pelas tecnologias, bem como a importância do letramento digital na formação docente. A coleta de dados se deu em um Curso de Pedagogia a distância ofertado por uma Instituição de Ensino Superior. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação participante nos encontros presenciais, questionários e entrevistas. O quadro teórico foi pautado em pesquisas sobre formação de professores e letramento digital. Os resultados destacaram os impactos provocados pelo uso das tecnologias digitais na formação inicial, e, além disso, como essas alunas pensam as tecnologias digitais no ambiente escolar e que possibilidades vêem para o seu uso na prática docente.

Biographie de l'auteur-e

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Suzana dos Santos Gomes É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro da Pesquisa em Rede Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa - eixo Literatura e políticas públicas de leitura (CNPq/GPELL/Ceale-NERA/FaE/UFMG). Membro do Núcleo Pr@xis Educação e Tecnologias. É docente e membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG). Professora Formadora do Curso de Pedagogia EAD - CAPES/UAB/UFMG. Vice Coordenadora do Projeto Prodocência UFMG/CAPES. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas e gestão educacional, formação de professores, tecnologias digitais,o ensino e as práticas de leitura. E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

http://lattes.cnpq.br/ 7926600962920347

 

Téléchargements

Publié-e

2016-12-15

Comment citer

Gomes, S. dos S. (2016). Letramento digital na formação inicial de professores: a visão de graduandos de pedagogia EaD. Educação, 41(3), 579–592. https://doi.org/10.5902/1984644415941

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua