A formação de Licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões

Autores

  • Marco Antonio de Moraes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413683

Palavras-chave:

Formação Profissional, Ciências Agrárias, Conhecimento.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644413683

Este trabalho visa identificar os perfis de formação dos licenciados de Ciências Agrícolas/Agrárias e os objetivos dos cursos que formam estes profissionais no Brasil. Neste estudo exploratório, os dados foram coletados através da Internet no site do MEC e das Instituições de Ensino Superior. O perfil geralmente proposto na formação do professor em Ciências Agrícolas/Agrícolas é amplo, com atuação em diferentes campos das Ciências Agrárias com finalidades econômicas, mas com atenção às questões sócio-políticas e culturais presentes no meio rural brasileiro. Percebe-se a intenção de formar licenciados que atendam alguns aspectos ou demandas regionais e que estejam preparados para as questões da atualidade. Destaca-se a preocupação com o desenvolvimento de algumas competências importantes na formação do profissional que irá atuar na educação escolar.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Moraes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da UFRRJ

Livro

MORAES, Marco Antonio de; SILVA, Wanderley da. (Orgs.) Formação de Professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2013, 128 p. ISBN: 978-85-8067-053-0.

MORAES, Marco Antonio de; OLIVEIRA, Olívia Chaves de. (Orgs.) Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 2011. ISBN: 978-85-8067-001-1.

 

Capítulo de livro

MORAES, Marco Antonio de. Ensino Médio: contradições e desafios. In: MORAES, Marco Antonio de; SILVA, Wanderley da. (Orgs.) Formação de Professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2013,          p. 11-26. ISBN: 978-85-8067-053-0.

MORAES, Marco Antonio de; ROCHA, J. F.; OLIVEIRA, L. M. T. de; PARAJARA, T. G.; DIAS, J. O. Percepções da universidade: o curso de Ciências Agrícolas no contexto do fortalecimento das licenciaturas e dos educadores. In: ARRUDA, Juliana. (Org.). Ação transformadora na prática de docência: a ciência e o lúdico na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2012, p. 113-124. ISBN: 978-85-8067-038-7.

 

MORAES, Marco Antonio de. A transversalidade do conhecimento: sociedade, educação escolar e rizoma. In: CAMPOS, Marília Lopes de; SANTOS, Ana Cristina Souza de. (Orgs.) Diversidade e transversalidade nas práticas educativas. Rio de Janeiro: Nau: EDUR, 2010, p. 171 - 1182. ISBN: 978-85-85936-85-3.

 

MORAES, Marco Antonio de. Reflexões sobre mídias e educação. In: MORAES, Marco Antonio de; OLIVEIRA, Olívia Chaves de. (Orgs.) Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 2011, p. 11 - 19. ISBN: 978-85-8067-001-1.

 

MORAES, Marco Antonio de. A Educação do Ser Humano. In: RIZO, Gabriela: RAMOS, Lílian. (Orgs.) Um encontro com Paulo Freire: Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arco-Íris e EDUR, 2008, p. 47 - 57. ISBN 978-85-61328-02-3.

 

MORAES, Marco Antonio de. Sociedade do Conhecimento, educação e rizoma. In: VASCONCELOS, Helena Corrêa de. (Org.) Docência no ensino superior: singularidades de uma experiência interdisciplinar. Seropédica - RJ: Ed. da UFRRJ, 2008, p. 122 - 134. ISBN: 978-85-85720-61-2.

 

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Moraes, M. A. de. (2014). A formação de Licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões. Educação, 39(3), 641–652. https://doi.org/10.5902/1984644413683

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua