A formação de Licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões

Autores/as

  • Marco Antonio de Moraes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413683

Palabras clave:

Formação Profissional, Ciências Agrárias, Conhecimento.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984644413683

Este trabalho visa identificar os perfis de formação dos licenciados de Ciências Agrícolas/Agrárias e os objetivos dos cursos que formam estes profissionais no Brasil. Neste estudo exploratório, os dados foram coletados através da Internet no site do MEC e das Instituições de Ensino Superior. O perfil geralmente proposto na formação do professor em Ciências Agrícolas/Agrícolas é amplo, com atuação em diferentes campos das Ciências Agrárias com finalidades econômicas, mas com atenção às questões sócio-políticas e culturais presentes no meio rural brasileiro. Percebe-se a intenção de formar licenciados que atendam alguns aspectos ou demandas regionais e que estejam preparados para as questões da atualidade. Destaca-se a preocupação com o desenvolvimento de algumas competências importantes na formação do profissional que irá atuar na educação escolar.

Biografía del autor/a

Marco Antonio de Moraes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da UFRRJ

Livro

MORAES, Marco Antonio de; SILVA, Wanderley da. (Orgs.) Formação de Professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2013, 128 p. ISBN: 978-85-8067-053-0.

MORAES, Marco Antonio de; OLIVEIRA, Olívia Chaves de. (Orgs.) Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 2011. ISBN: 978-85-8067-001-1.

 

Capítulo de livro

MORAES, Marco Antonio de. Ensino Médio: contradições e desafios. In: MORAES, Marco Antonio de; SILVA, Wanderley da. (Orgs.) Formação de Professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2013,          p. 11-26. ISBN: 978-85-8067-053-0.

MORAES, Marco Antonio de; ROCHA, J. F.; OLIVEIRA, L. M. T. de; PARAJARA, T. G.; DIAS, J. O. Percepções da universidade: o curso de Ciências Agrícolas no contexto do fortalecimento das licenciaturas e dos educadores. In: ARRUDA, Juliana. (Org.). Ação transformadora na prática de docência: a ciência e o lúdico na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Seropédica, RJ: Editora da UFRRJ, 2012, p. 113-124. ISBN: 978-85-8067-038-7.

 

MORAES, Marco Antonio de. A transversalidade do conhecimento: sociedade, educação escolar e rizoma. In: CAMPOS, Marília Lopes de; SANTOS, Ana Cristina Souza de. (Orgs.) Diversidade e transversalidade nas práticas educativas. Rio de Janeiro: Nau: EDUR, 2010, p. 171 - 1182. ISBN: 978-85-85936-85-3.

 

MORAES, Marco Antonio de. Reflexões sobre mídias e educação. In: MORAES, Marco Antonio de; OLIVEIRA, Olívia Chaves de. (Orgs.) Tecnologias, Linguagens e Educação: buscando diálogos, partilhando experiências. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 2011, p. 11 - 19. ISBN: 978-85-8067-001-1.

 

MORAES, Marco Antonio de. A Educação do Ser Humano. In: RIZO, Gabriela: RAMOS, Lílian. (Orgs.) Um encontro com Paulo Freire: Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arco-Íris e EDUR, 2008, p. 47 - 57. ISBN 978-85-61328-02-3.

 

MORAES, Marco Antonio de. Sociedade do Conhecimento, educação e rizoma. In: VASCONCELOS, Helena Corrêa de. (Org.) Docência no ensino superior: singularidades de uma experiência interdisciplinar. Seropédica - RJ: Ed. da UFRRJ, 2008, p. 122 - 134. ISBN: 978-85-85720-61-2.

 

Publicado

2014-11-05

Cómo citar

Moraes, M. A. de. (2014). A formação de Licenciados em Ciências Agrícolas/Agrárias: o conhecimento e suas conexões. Educación, 39(3), 641–652. https://doi.org/10.5902/1984644413683

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua