A dialógica da performance e da Pedagogia

Autores

  • Arthur J. Sabatini Arizona State University

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414779

Palavras-chave:

Pedagogia, performance, dialogia.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644414779

O presente texto discorre sobre a relação entre performance e pedagogia, buscando compreender a pedagogia como um gênero específico de performance. Isso posto, o trabalho procura responder as seguintes questões: que tipologia de discursos opera em situações pedagógicas? Qual é a relação entre o estudante e o professor? Quem ensina? Que tipos de conhecimento e formas de interpretação existem e estão sendo criados no contexto do ensino dos estudos da performance (histórica e sócio-ideologicamente)? Os conceitos e o léxico de Bakhtin constituem, por sua vez, mais que ferramentas metodológicas para a compreensão do ensino como performance; eles são, por assim dizer, a substância e o estilo de uma determinada forma de praticar e pensar o ensino.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Sabatini, A. J. (2014). A dialógica da performance e da Pedagogia. Educação, 39(3), 477–488. https://doi.org/10.5902/1984644414779

Edição

Seção

Dossiê: Performance e Educação