Édipo rei: a formação do homem para a polis
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464447000Palabras clave:
Sophocles, Man, Education, Polis.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464447000
Pretende-se, com este texto, discutir a proposta de formação do homem grego para a polis, conforme se entende que foi expressa por Sófocles em Édipo Rei. Nessa peça, ainda que de maneira não intencional, o autor apontou o ideal de homem que, em sua perspectiva, poderia vir a responder às necessidades da sociedade helênica do seu tempo, a qual, dividida entre o mito e a razão, contava com um homem em conflito que precisava de direcionamento. Sófocles, por meio de seu protagonista, representou a conduta que considerava ideal e, ao fazê-lo, abriu para o público uma possibilidade de reflexão e discussão a respeito das transformações econômicas, sociais e políticas de seu tempo. Assim, ele criou um herói que, para além do papel do cidadão, constituiu-se como um modelo de formação diferente do consagrado pelo período arcaico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________