La enseñanza secundaria en el periódico gazeta do norte: el análisis de abgar renault en 1955

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468571

Palabras clave:

Historia de la Educación, Abgar Renault, H Enseñanza secundaria, Periódico Gazeta do Norte

Resumen

El artículo presenta facetas de la historia de la educación y llena vacíos relacionados con la Educación Secundaria, centrándose en cuestiones y problemas localizados en el norte del Estado de Minas Gerais. El objetivo de este estudio es analizar las formulaciones del profesor Abgar Renault sobre la Educación Secundaria, publicadas en el periódico Gazeta do Norte, en Montes Claros-MG, en 1955. La elección se debe a la gran expresión de este educador, cuya producción académica va más allá de los límites del Estado de Minas Gerais y de Brasil. Se realizó una investigación historiográfica, en la que se tomó como documento el periódico Gazeta do Norte. También se consideraron las publicaciones de la revista Escola Secundária y de la Revista de Ensino/MG, con el fin de captar la sincronía del movimiento regional con las discusiones que tuvieron lugar a nivel nacional. Se comprobó que, según el profesor Abgar Renault, los problemas de la enseñanza secundaria fueron considerados como un síntoma de una crisis vivida por la educación brasileña, en la que la expansión no planificada de las matrículas se combinó con la falta de profesores calificados para la enseñanza. Los problemas discutidos a nivel local reflejan cuestiones más amplias de la educación en Brasil.

Biografía del autor/a

Geisa Magela Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7); Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5); ; Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, e Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985).. Exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais (1998-2001). Professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio (1986-1997). Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES (2013-2018). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - UNIMONTES (2018-2020). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

José Normando Gonçalves Meira, Universidade Estadual de Montes Claros

É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, extensão Belo Horizonte (1985), licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Possui mestrado em História (História e Culturas Politicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É doutor em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no programa "Educação: História, Política, Sociedade" (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES nas áreas de Pesquisa Aplicada à Educação (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais) e História da Educação (Departamento de História). É vinculado ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMONTES. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase em Metodologia da Pesquisa em Educação e História da Educação), Teologia (com ênfase em História da Igreja) História (com ênfase em História das Ideias Políticas).

Zilmar Santos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, com estudos sobre a formação de professores e a Educação para as Relações Étnico Raciais. Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna, com pesquisa na área de formação de professores e Currículo Escolar. Especialização em Psicopedagogia com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros . Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. É professora nesta instituição nos cursos de Licenciatura desde 2001 e do Programa de Pós Graduação em Educação desde 2019. Ministra as disciplinas, Psicologia da Educação, Currículo e Programas e Políticas Educacionais. Foi nomeada como Pró Reitora Adjunta de Extensão em Janeiro de 2019, atuando nessa função até dezembro de 2019. Foi Coordenadora Pedagógica dos cursos de Licenciatura a Distância da Unimontes no período de 2011 a 2016. Atuou também na coordenação, elaboração e produção de material didático dos cursos de Licenciatura a Distância da Unimontes. Elaborou e coordenou projetos de cursos de Extensão a distância de formação continuada de professores na área da Educação para a Diversidade. Prestou serviços de assessoria pedagógica aos coordenadores de Extensão a Distância ofertados pela UAB, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. É professora pesquisadora na área de formação de professores na temática da Ed

Citas

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Publicado

2023-10-24

Cómo citar

Veloso, G. M., Meira, J. N. G., & Cardoso, Z. S. (2023). La enseñanza secundaria en el periódico gazeta do norte: el análisis de abgar renault en 1955. Educación, 48(1), e121/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644468571