The secondary education in the gazeta do norte newspaper: analyses by abgar renault in 1955

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468571

Keywords:

History of Education, Abgar Renault, Secondary school, Gazeta do Norte newspaper

Abstract

This article presents aspects of the history of education and fills gaps related to the Secondary Education, focusing on issues and problems located in the north of the State of Minas Gerais. The objective of this study is to analyze professor Abgar Renault’s statements about Secondary Education, published in the newspaper Gazeta do Norte in Montes Claros-MG, in the 1950s and 1960s. The choice is due to the importance of this educator, whose academic work goes beyond the limits of Minas Gerais and Brazil. A historiographical research was carried out, in which Gazeta do Norte newspaper was taken as the document. Publications from Escola Secundária and Revista de Ensino (Minas Gerais) magazines were also considered, to capture the synchrony of the regional movement with the discussions that took place throughout Brazil. It was found that, for professor Abgar Renault, the problems of Secondary Education were considered as symptom of a crisis experienced by Brazilian education, in which the unplanned expansion of enrollments was allied to the lack of qualified teachers. The problems discussed at the local level reflect broader issues of education in Brazil

Author Biographies

Geisa Magela Veloso, Montes Claros State University

Possui Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 7); Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (conceito 5); ; Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUCMG, e Graduação em Pedagogia pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior/FUNM, hoje, Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985).. Exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais (1998-2001). Professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio (1986-1997). Coordenadora Geral do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - Polo Montes Claros - UNIMONTES (2013-2018). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - UNIMONTES (2018-2020). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem, pesquisadora no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área da Pedagogia, com ênfase na área da Linguagem na Educação Infantil, na Alfabetização e no Ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Pesquisa Aplicada à Educação.

José Normando Gonçalves Meira, Universidade Estadual de Montes Claros

É bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, extensão Belo Horizonte (1985), licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Possui mestrado em História (História e Culturas Politicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É doutor em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no programa "Educação: História, Política, Sociedade" (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES nas áreas de Pesquisa Aplicada à Educação (Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais) e História da Educação (Departamento de História). É vinculado ao quadro permanente de docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMONTES. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação (com ênfase em Metodologia da Pesquisa em Educação e História da Educação), Teologia (com ênfase em História da Igreja) História (com ênfase em História das Ideias Políticas).

Zilmar Santos Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, com estudos sobre a formação de professores e a Educação para as Relações Étnico Raciais. Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna, com pesquisa na área de formação de professores e Currículo Escolar. Especialização em Psicopedagogia com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros . Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. É professora nesta instituição nos cursos de Licenciatura desde 2001 e do Programa de Pós Graduação em Educação desde 2019. Ministra as disciplinas, Psicologia da Educação, Currículo e Programas e Políticas Educacionais. Foi nomeada como Pró Reitora Adjunta de Extensão em Janeiro de 2019, atuando nessa função até dezembro de 2019. Foi Coordenadora Pedagógica dos cursos de Licenciatura a Distância da Unimontes no período de 2011 a 2016. Atuou também na coordenação, elaboração e produção de material didático dos cursos de Licenciatura a Distância da Unimontes. Elaborou e coordenou projetos de cursos de Extensão a distância de formação continuada de professores na área da Educação para a Diversidade. Prestou serviços de assessoria pedagógica aos coordenadores de Extensão a Distância ofertados pela UAB, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. É professora pesquisadora na área de formação de professores na temática da Ed

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Published

2023-10-24

How to Cite

Veloso, G. M., Meira, J. N. G., & Cardoso, Z. S. (2023). The secondary education in the gazeta do norte newspaper: analyses by abgar renault in 1955 . Education, 48(1), e121/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644468571