Pressupostos críticos de uma educação ambiental para emancipação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644465852Palabras clave:
Educação Ambiental, Emancipação, Pressupostos críticos.Resumen
Este trabalho trata de reflexões teóricas a respeito de como a educação ambiental pode levar emancipação aos sujeitos envolvidos em suas práticas educativas. Teve como objetivo refletir sobre quais pressupostos são necessários a uma educação ambiental que se pretende crítica, com finalidade de promover emancipação humana. Para tanto, utilizou de uma metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e teórico. Como resultados, foi possível observar a necessidade da inserção de discussões sobre: as bases ontológicas da educação ambiental; as categorias presentes nas teorias críticas que subsidiam as práticas educativas ambientais; a dialética enquanto pressuposto teórico, epistemológico e metodológico; e a própria emancipação como teleologia da educação ambiental crítica. Concluiu-se que para uma prática educativa ambiental apoiada em pressupostos críticos a fim de alcançar emancipação humana e equilíbrio entre a humanidade e o ser humano e a natureza, como uma forma alternativa às vertentes reducionistas, conservadoras e naturalistas, é preciso considerar teórica, metodológica e epistemologicamente que os problemas ambientais estão intimamente atrelados aos sociais. E, para isso, é preciso uma apreensão crítica da realidade a partir das ideologias e das utopias presentes e pela capacidade de, por si só, encontrar os caminhos que promovam suas mudanças subjetivas diante de si, do mundo e do outro, acompanhadas pelas mudanças coletivas.
Citas
ALMEIDA, J. P. Formação docente para a promoção da educação ambiental: o caso de uma escola estadual em Maceió (AL). Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, V. 8, Nº 1: 114-129, 2013.
CARRASCO, Alexandre de Oliveira Torres. A dialética. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.
CHAUÍ, Marilena. O ser humano é um ser social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring: filosofia, economia, política, socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
ENGELS, Friedrich. Dialética da natureza. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1968.
FERRARI, Nadir; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa; TORRES, Juliana Rezende. Educação ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. IN_ Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e terra, 42 ed. 2005.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.
GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. IN_ Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. IN_ Identidades da educação ambiental brasileira. Philipe Pomier Layrargues (coord.). Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
HUNGARO, Edson Marcelo. A questão do método na constituição da teoria social de Marx. IN_ O método dialético na pesquisa em educação/organizadores Célio da Cunha, José Vieira de Sousa, Maria Abádia da Silva. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.
KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2014.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Prefácio: A dimensão freireana na Educação Ambiental. IN_ Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2014.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. IN_ A complexidade Ambiental. LEFF, Enrique (coord.). Tradução de Eliete Wolff. São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educação ambiental. IN_ Identidades da educação ambiental brasileira. Philipe Pomier Layrargues (coord.). Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e Dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em Educação Ambiental. Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan./abr. 2006.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Pensamento crítico, tradição marxista e a questão ambiental: ampliando os debates. IN_ A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (org.)... [et al.]. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. IN_ Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; FRANCO, Jussara Botelho. Aspectos teóricos e metodológicos do Círculo de Cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em Educação Ambiental. IN_ Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2014.
LOWY, Michael. Método dialético e teoria política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
LOWY, Michael. O que é ecossocialismo? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
LUKÁCS, Gyorgy. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018a.
LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2018b.
MARCUSE, Herbert. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. São Paulo: EDIPRO, 2015.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 2.ed. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
NOVICKI, Victor. Práxis: problematizando consciência e participação na educação ambiental brasileira. IN_ A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (org.)... [et al.]. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Paulo Freire: uma proposta pedagógica ético-crítica para a Educação Ambiental. IN_ Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2014.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.
SILVA, Luciana Ferreira da. Educação Ambiental Crítica. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. IN_ A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Carlos Frederico Bernardo Loureiro (org.)... [et al.]. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação (UFSM)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________