O retrovisor, a distração da paisagem e as incertezas do horizonte: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre a mudança da estrutura social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465031

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Mudança social, Livro Didático

Resumo

O presente artigo analisa o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as possibilidades e alternativas de superação da estrutura social vigente. A investigação se deu à luz da Análise do Discurso pecheutiana, em sintonia com as contribuições teóricas de Georg Lukács acerca da ideologia. Ao longo do texto, demonstra-se que, embora os livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 materializem discursos diferentes e, por vezes, até contraditório sobre a mudança social, neles predominam efeitos de sentidos vinculados à formação discursiva reformista, alicerçada na formação ideológica socialdemocrata. Por fim, conclui-se que, majoritariamente, o discurso sobre a mudança social materializado nos livros didáticos de Sociologia oferece aos jovens estudantes brasileiros um contato com possibilidades e alternativas restritas ao aperfeiçoamento da ordem social vigente.

Biografia do Autor

Valci Melo, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (2011) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2017). É Mestre (2016) e Doutor em Educação (2020), também pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e professor adjunto do Centro de Educação (Cedu) da referida universidade. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais - Xingó (ICS-UFAL) e do Grupo de Estudo Políticas Públicas: História e Discurso - GEPPHED (Cedu-Ufal).

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Melo, V. (2023). O retrovisor, a distração da paisagem e as incertezas do horizonte: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre a mudança da estrutura social. Educação, 48(1), e35/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644465031