<b>Expectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445862Palabras clave:
Family, Nine-year education, Literacy.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464445862
Os projetos político-pedagógicos escolares, para o Ensino Fundamental de nove anos, deveriam considerar as condições socioculturais e educacionais das crianças da comunidade, norteando-se para a melhoria da qualidade da formação escolar. Segundo as orientações do MEC (BRASIL, 2004), não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de seis anos exclusivamente à alfabetização. Sabemos que o envolvimento da família com a vida escolar de suas crianças, mantendo contato constante com os professores e satisfeitos com o trabalho educativo, traz efeitos significativos na aprendizagem dos alunos (SCHEERENS; BOSKER, 1977; SCHEERENS, 2000). A atual política do MEC demonstra interesse em mobilizar o envolvimento família e escola como estratégia para a construção de uma educação de qualidade. Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que investigou as expectativas dos atores envolvidos (pais ou responsáveis, crianças e professores) em relação à antecipação da idade de ingresso do Ensino Fundamental e as diferenças e as semelhanças das expectativas desses atores. Foram entrevistados pais e crianças em suas casas, a fim de observar o ambiente de letramento, e as professoras de primeiro ano. O que observamos em grande parte das casas é que o ambiente letrado não vai além daqueles que fazem parte do dia a dia de todas as casas. As famílias esperam que a escola promova um futuro melhor e digno para seus filhos, contrariando o “mito da omissão parental” (LAIHRE, 2004, p. 334). Eles tentam auxiliar nas tarefas escolares dos filhos e demonstram dificuldades com suas tarefas acadêmicas – inclusive duas mães declararam-se analfabetas.
Palavras-chave: família, ensino de nove anos, alfabetização.
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