Animalidade, Moral e Subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano

Autores/as

  • Rodrigo Avila Colla Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445671

Palabras clave:

Animalidade, Educação moral, Subjetivação

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464445671


O presente texto discute a animalidade enquanto qualidade intrínseca do humano. Atenta para seu potencial como esfera formativa sensível e a defende como uma via para criação de modos de subjetivação alternativos. Busca desvelar certo condicionamento natural inerente às leis morais e demonstrar como elas recaem, em alguma medida, numa perspectiva segregacionista e acabam por negar a alteridade. Utiliza-se de revisão teórica de autores tais como Friedrich Nietzsche (2005), Friedrich Schiller (2002) e Félix Guattari (1992; 2003). Nietzsche e Schiller ajudam a situar a gênese da moral e as motivações que levam o humano à socialização. Guattari, por sua vez, contribui para a fundamentação de um paradigma alternativo de subjetivação no que tange ao tópico da animalidade. Esse paradigma visa a dar margem a vias de subjetivação heterogêneas e abertas à alteridade absoluta, esfera de infinita alternativas subjetivantes. Por fim, sugere-se que a animalidade seja repensada como elemento de potenciação da sensibilidade na Educação, criando, assim, um contingente expansível de possibilidades de devires que podem contribuir com a educação moral na contemporaneidade.
Palavras-chave: Animalidade; Educação Moral; Subjetivação.

Biografía del autor/a

Rodrigo Avila Colla, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pela UFRGS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da PUCRS. Bolsista de doutorado da CAPES.

Publicado

2014-11-05

Cómo citar

Avila Colla, R. (2014). Animalidade, Moral e Subjetivação: pelo reconhecimento da alteridade para além do outro-humano. Educación, 39(3), 629–640. https://doi.org/10.5902/198464445671

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua