<b>A educação física entre o projeto social da modernidade sólida e da modernidade líquida</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464445071Palabras clave:
Physical Education, Solid modernity, Liquid modernity.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198464445071
O presente texto¹ tematiza, a partir do pensamento de Bauman, a constituição da identidade e legitimidade social da educação física no contexto de transição da modernidade sólida para a modernidade líquida. Decorre deste pensamento a compreensão da natureza da crise que atravessa o discurso identitário da Educação Física. De outra forma, o texto sinaliza para os limites e possibilidades do discurso educacional moderno e pós-moderno. Nesse contexto, descreve um cenário moderno marcado por dois momentos distintos, o da modernidade em sua fase sólida e o da modernidade em sua fase líquida. O primeiro, da modernidade sólida, a condição social de vigilância, de racionalização, de controle, cumpre o papel funcional/adaptativo de colocar todos sob a mesma ordem rígida (sociedade administrada). O segundo, da modernidade líquida, a condição social de insignificância, de irracionalismo, cumpre o papel funcional de colocar e manter todos sob a mesma desordem flexível do mercado. Do enfoque cientificista e mecanicista do corpo e da Educação Física na modernidade sólida passamos ao enfoque relativista e esteticista do corpo e da Educação Física na modernidade líquida.
Palavras-chave: Educação Física; modernidade sólida; modernidade líquida.
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