Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448690

Palavras-chave:

Complexity, Knowledge, Science, Education.

Resumo

O presente estudo tematiza a emergência de um novo paradigma epistemológico no cenário contemporâneo, o qual sinaliza para a problemática da complexidade implicada em toda dinâmica do conhecimento humano. O texto em questão constitui-se resultado de uma pesquisa realizada no intuito de investigar as contribuições do pensamento complexo para a educação a partir dos escritos de Edgar Morin. A abordagem metodológica orienta-se por uma perspectiva hermenêutica e dialética, a qual busca privilegiar a leitura crítica das obras de Morin situando-as numa leitura de conjunto e procurando extrair delas relações entre concepções epistemológicas, éticas e políticas. O resultado desta leitura, quando tematizada no âmbito escolar, consiste em compreender o novo desafio da escola no trato com o conhecimento. Para além de ensinar conhecimentos, a escola precisa ensinar uma nova relação com o conhecimento. Esta pressupõe uma leitura mediata e complexa da realidade, reelaborando o significado da ciência e do conhecimento no contexto societário.

Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUÍ-RS

Doutor em Educação - UFPR-PR

Coordenador do Curso de Educação Física - UNIJUí-RS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí-Rs

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Silva, S. P. da. (2015). Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo. Educação, 40(2), 375–387. https://doi.org/10.5902/198464448690

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua