Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo

Autores/as

  • Sidinei Pithan da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448690

Palabras clave:

Complexity, Knowledge, Science, Education.

Resumen

O presente estudo tematiza a emergência de um novo paradigma epistemológico no cenário contemporâneo, o qual sinaliza para a problemática da complexidade implicada em toda dinâmica do conhecimento humano. O texto em questão constitui-se resultado de uma pesquisa realizada no intuito de investigar as contribuições do pensamento complexo para a educação a partir dos escritos de Edgar Morin. A abordagem metodológica orienta-se por uma perspectiva hermenêutica e dialética, a qual busca privilegiar a leitura crítica das obras de Morin situando-as numa leitura de conjunto e procurando extrair delas relações entre concepções epistemológicas, éticas e políticas. O resultado desta leitura, quando tematizada no âmbito escolar, consiste em compreender o novo desafio da escola no trato com o conhecimento. Para além de ensinar conhecimentos, a escola precisa ensinar uma nova relação com o conhecimento. Esta pressupõe uma leitura mediata e complexa da realidade, reelaborando o significado da ciência e do conhecimento no contexto societário.

Biografía del autor/a

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUÍ-RS

Doutor em Educação - UFPR-PR

Coordenador do Curso de Educação Física - UNIJUí-RS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí-Rs

Publicado

2015-05-29

Cómo citar

Silva, S. P. da. (2015). Complexidade, conhecimento e educação: a emergência de um novo paradigma epistemológico no contexto contemporâneo. Educación, 40(2), 375–387. https://doi.org/10.5902/198464448690

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua