Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bilinguismo, leitura em língua adicional e estratégias: abordagens e discussões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448573

Palabras clave:

BNCC, Bilinguismo, Estratégias de leitura

Resumen

Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa esclarecer se e de que forma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda os temas bilinguismo, leitura em L2 e estratégias de leitura no corpo do documento. Para tanto, foram analisados os cinco eixos organizadores da regulamentação: oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural, com foco na leitura e nos seus desdobramentos: as unidades temáticas, os objetos de ensino e as habilidades, além das competências específicas de língua inglesa para o Ensino Fundamental. As conclusões apontam que o documento apresenta um debate válido sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas em sala de aula com relação ao desenvolvimento bilíngue, uma vez que traz ideias para o professor expandir as potencialidades linguísticas dos alunos. Todavia, o documento demonstra falhas quando não demonstra ter embasamento científico em suas afirmações, não desenvolve com propriedade os conceitos relacionados à leitura, bem como não deixa claro quais são os objetivos a partir da leitura em Língua Adicional. Além disso, o caráter normatizador do documento faz com que o professor fique com a sua prática, de certa maneira, limitada, uma vez que a BNCC determina quais os conteúdos inerentes a cada ano escolar. Participam do debate teórico autores como Kleiman (1985; 2011; 2013), Souza e Garcia (2012), Alliende e Condemarín (2005), Craik, Bialystok e Freedman (2010), Godoy e Dias (2014), Santos (2013) e Grosjean (1997; 2012).

Biografía del autor/a

Aline Casagrande Rosso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2010). Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015). Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora de língua inglesa na rede pública estadual do estado de Santa Catarina, atuando na cidade de Criciúma. Criciúma, Santa Catarina, Brasil.

Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Jornalismo pela University of Texas at El Paso (2005) e mestrado e doutorado em Psicologia Social, Cognitiva e Neurociência - The University of Texas at El Paso (2008, 2010). Professora no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-11-04

Cómo citar

Rosso, A. C., & Fontes, A. B. A. da L. (2021). Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bilinguismo, leitura em língua adicional e estratégias: abordagens e discussões. Educación, 46(1), e102/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644448573