<b>A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental</b>

Autores/as

  • Carlos Toscano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464444628

Palabras clave:

School routine, Teaching work, Meanings, Early years of Elementary school.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464444628

 

Neste trabalho, apresenta-se e discute-se parte dos resultados de uma pesquisa que foi realizada entre 2006 e 2009 com alunas egressas do curso de Pedagogia que se tornaram professoras. Tal estudo tomou como referência as contribuições teóricas e metodológicas de Bakhtin, Lahire e Chartier, levando-se em conta que estes autores, em suas especificidades, situam nas práticas sociais a gênese do especificamente humano, destacando o papel do outro e da mediação semiótica nesse processo. Os dados aqui compartilhados referem-se a um dos sujeitos desta pesquisa, que, à época, era professora do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma instituição pública de ensino no interior do Paraná e diz respeito ao relato desta experiência profissional. Seu estudo, ao pretender contribuir para ampliar a visibilidade dos processos constitutivos da profissionalidade docente nos anos iniciais, acabou colocando em evidência um entrelaçamento singular de várias vozes sociais que se encontram, confrontam-se e se localizam em diversos espaços e tempos: algumas delas pertencem ao período da sua formação inicial, mediadas pelos professores formadores; outras pertencem aos seus interlocutores imediatos, colegas de trabalho/equipe pedagógica; além de vozes que se localizam na administração local, que, por sua vez, mediam a política educacional, indiciando as determinações mais amplas que marcam uma determinada época histórica.

Palavras-chave: cotidiano escolar, trabalho docente, significações, anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografía del autor/a

Carlos Toscano, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisador do Grupo AULA: Trabalho Docente na Formação Inicial (UNICAMP/SP) e do Grupo Escola e Formação (UEL).


Publicado

2013-02-04

Cómo citar

Toscano, C. (2013). <b>A elaboração da experiência da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental</b>. Educación, 38(1), 191–204. https://doi.org/10.5902/198464444628

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua