Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442506

Palabras clave:

Formação de professores, Autonomia docente, Pensamento pedagógico-geográfico.

Resumen

O artigo apresenta como proposta debater o conceito de pensamento pedagógico-geográfico de professor como constructo do profissional necessário à autonomia docente. Parte-se da seguinte questão: de que maneira, na formação do professor de Geografia, o Pensamento Pedagógico-geográfico é constituído e como contribui à autonomia docente? Este artigo resulta de um recorte da tese de doutorado e propõe um debate teórico que relaciona referenciais teóricos e elementos originados da pesquisa empírica realizada com professores que atuam na educação básica, anos finais do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como recurso e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) como metodologia de análise dos dados para a construção das categorias, as quais foram interpretadas a partir da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Resulta, nesse processo, um movimento inicial de reflexão sobre pensamento geográfico e pensamento geográfico de professor e, posteriormente, reflexões sobre o conceito de pensamento pedagógico-geográfico como uma estrutura necessária à construção da autonomia docente do professor de Geografia.

Biografía del autor/a

Carina Copatti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2010) e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2012). Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia (Uniasselvi, 2012). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2019). Bolsista PNPD-Capes/UFFS na linha de políticas educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS-Chapecó. Foi avaliadora no PNLD 2017 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental, no PNLEM 2018 - Geografia - Ensino Médio, PNLD 2019 - Geografia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e PNLD 2020 - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental. É integrante do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais- Unijui, do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas Espaço, Tempo e Educação em pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó.

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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Copatti, C. (2021). Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente. Educación, 46(1), e90/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644442506