Residência de pedagogia na Saúde Mental Coletiva – educação como saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433184

Palavras-chave:

Residência integrada em saúde, Pedagogia, Saúde Mental Coletiva, Formação em saúde, Residência multiprofissional em saúde.

Resumo

A partir da trajetória de uma pedagoga em uma residência em saúde mental, o artigo coloca em discussão as ações desta categoria profissional na atenção psicossocial. A abordagem revela percurso e produções cartográficas da residência, sua preceptoria e tutoria, realizadas na saúde. Dos diversos cenários de atuação da pedagogia na residência, dá-se destaque a um projeto de ação desenvolvido com trabalhadores e jovens de uma unidade de atendimento socioeducativo. Como conclusão, salienta-se o quanto os pedagogos têm a oferecer no campo da saúde mental coletiva, sendo convocados e demandados de diferentes formas, proporcionando o olhar da educação à saúde, oferecendo a educação como saúde. Constata-se a falta de oferta de formação em saúde para profissionais de pedagogia, tema a ser aberto.

Biografia do Autor

Sheyla Werner, UFRGS

Educadora, especialista em saúde mental pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, mestre em educação, pesquisadora em educação e processos inclusivos junto Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Cláudia Rodrigues de Freitas, UFRGS

Educadora, especialista em psicopedagogia, mestre e doutora em educação, com pós-doutorado em educação especial, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ricardo Burg Ceccim, UFRGS

Educador, especialista em saúde coletiva, mestre em educação, doutor em psicologia clínica, com pós-doutorado em antropologia médica, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Werner, S., Freitas, C. R. de, & Ceccim, R. B. (2019). Residência de pedagogia na Saúde Mental Coletiva – educação como saúde. Educação, 44, e106/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644433184

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