Ocorrência da síndrome de burnout em um grupo de professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644431778Palabras clave:
Síndrome de burnout, Professor, Ensino superiorResumen
O artigo analisa a incidência da síndrome de burnout em professores universitários de uma instituição pública federal, sediada no Estado do Paraná. Os dados foram coletados mediante a utilização do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), do Malasch Burnout Inventory, de um questionário estruturado e de uma entrevista semiestruturada, a qual focalizou a percepção dos participantes em relação aos sintomas vivenciados, bem como as estratégias de enfrentamento do problema por eles utilizadas. Participaram do estudo 69 docentes, sendo 58% do sexo masculino e 42% do sexo feminino. A idade variou entre 28 e 67 anos e a experiência docente entre 3 e 39 anos. Os resultados obtidos apontam que 26,09% da amostra não apresentaram alteração em qualquer das três dimensões avaliadas pelo MBI. Já dentre os demais, 37,68% apresentaram alteração em uma das três dimensões do burnout e 36,23% em duas ou nas três dimensões. Foram encontrados níveis alarmantes de exaustão emocional, situação apresentada por 47,82% da amostra, de despersonalização em 26,08% da amostra, e de reduzida realização pessoal no trabalho em 50,72% da amostra. Conclui-se, portanto, que além dos casos já identificados com diagnóstico positivo para a síndrome de burnout, a grande maioria da população pesquisada encontra-se em processo de adoecimento.
Citas
AZAMBUJA, Débora Aparecida Ramos. Um estudo longitudinal acerca das variáveis inferentes na qualidade de vida e estresse de universitários do curso de psicologia. In: CONIC-SEMESP. 1. 2013, Campinas. Anais conic-semesp, Faculdade Anhanguera de Campinas. 2013.
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria Teresa (Org.) Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
BORGES, Rosimar Souza dos Santos; LAUXEN, Iarani Augusta Galúcio. Burnout e fatores associados em docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Saúde em Redes. Rio de Janeiro; v.2 n.1 p. 97 – 116, 2016
CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho: um estudo com professores universitários. In: Ana Maria Teresa Benevides-Pereira. Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhado. São Paulo: Casa do Psicólogo.2002. p.187-212.
CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições particulares. Psicologia em estudo. Maringá vol.9, n.3. p.499-505, 2004.
CODO, Wanderley. (Org.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
CODO, Wanderley; VASQUES-MENEZES, Iône. O que é Burnout? In: CODO, Wanderley (coord.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
DALLACOSTA, Fabiana Meneghetti. Avaliação do nível de satisfação no trabalho e dos sintomas de burnout em docentes da área da saúde. Rio Grande do Sul: Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica. 2014.
RODRIGUES, Avelino Luiz; FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999
GUIMARÃES, Katia Burle Santos. Incidência de estresse e formação médica. Revista de Psicologia, UNESP São Paulo, 2006.
LEITE, Janete L. As transformações no mundo do trabalho, reforma universitária e seus rebatimentos na saúde dos docentes universitários. Universidade e Sociedade. Ano XXI, n. 48, p. 84‐97. DF: ANDES, jul. 2011.
LIPP, Marilda Emmanuel Novaes. Manual do inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp (ISSL). 3. ed. Revisada. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.
MASLACH, Chistina; JACKSON, Susan E. Maslach Burnout Inventory. 2. ed. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press, 1986.
MALAGRIS, Lúcia Emmanoel Novaes; FIORITO, Aurineide Canuto Cabraíba. Avaliação do nível de stress de técnicos da área de saúde. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 23, n. 4, p. 391-398, dez. 2006.
MALAGRIS, Lúcia Emmanoel Novaes. et al. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 184-203, abr. 2009.
MOROSINI, Marília Costa. Docência Universitária e os Desafios da Realidade Nacional. In: MOROSINI, Marília Costa (Org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
OLIVEIRA, Maria das Graças; CARDOSO, Cármen. Stress e trabalho docente na área de saúde. Estudos de Psicologia. Campinas, vol.28, n.2, p. 135-141, 2011.
PEREIRA; Elisabete Monteiro de Aguiar. A Universidade Da Modernidade Nos Tempos Atuais. Avaliação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 29-52, mar. 2009.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez 2004.
SILVA JÚNIOR João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Universidade Pública Brasileira no Século XXI Educação superior orientada para o mercado e intensificação do trabalho docente. Espac. blanco, Ser. indagaciones, Tandil, v. 23, n. 1, jun. 2013
THOMAZ, Patrícia Ester; ROCHA, Luciano Baracho; NETO, Vicente Machado. Estresse em estudantes de engenharia. Momento – Diálogos em educação, Rio Grande do Sul, v. 20, n.1, p.73-86, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________