<b> Quem é seu melhor professor universitário e por quê? características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos </b>

Autores/as

  • Graziela Giusti Pachane UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442926

Palabras clave:

University teaching, Teaching education courses, University teachers.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464442926

 

A presente pesquisa objetiva analisar a percepção de alunos de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade de Minas Gerais a respeito das características do bom professor universitário. Conduzida a partir de dados levantados para elaboração de um trabalho de conclusão de uma disciplina de graduação, o estudo foi ampliado e incorporado a um projeto mais amplo, que visa analisar questões relativas à pedagogia universitária. Tendo por base estudos realizados por pesquisadores nacionais e internacionais acerca da formação pedagógica e do trabalho do professor universitário, foram analisados os dados obtidos a partir do questionário criado para conhecer quem eram os melhores professores na visão dos licenciandos e por que razão eles se distinguiam. Os resultados apontam para a importância da didática, do bom relacionamento pessoal com os alunos, do domínio aprofundado do conteúdo, das habilidades de comunicação e da preocupação com a aprendizagem dos estudantes como os fatores que se sobressaem na caracterização dos bons professores universitários, segundo a percepção destes licenciandos. Abrem, ainda, oportunidade a uma série de questionamentos, muitos deles acerca do papel desses professores, por sua vez formadores de formadores.

Biografía del autor/a

Graziela Giusti Pachane, UFTM

Formada em Letras, Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Departamento de Educação.

Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Pachane, G. G. (2012). <b> Quem é seu melhor professor universitário e por quê? características do bom professor universitário sob o olhar de licenciandos </b>. Educación, 37(2), 307–320. https://doi.org/10.5902/198464442926

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua