<b>Educação Popular: os muitos desafios</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442270Palabras clave:
Popular education, theoretical conception, ontological analysis.Resumen
Este ensaio tem por objetivo resgatar as concepções sobre educação popular, buscando considerar os fundamentos epistemológicos que as norteiam, propondo uma análise ontológica do termo. Diferentes compreensões do que seria uma educação adequada para aqueles não privilegiados pelo sistema educativo, resultam em diferentes concepções sobre: que educação desenvolver; responsabilidades para com esta educação; objetivos e princípios. Questões estas ainda hoje desafiadoras e não resolvidas, e que refletem a complexidade da questão. Considerando que a lógica formativa do trabalho em uma sociedade de classes tem os limites próprios à privatização dos meios de produção, do produto do trabalho e da força de trabalho, ressaltamos que quanto maior o domínio do processo de trabalho e dos conhecimentos que embasam a prática, mesmo que alienada, estranhada, mais se explicita a contradição posta. Assim, o trabalho educativo de caráter formativo tem como tarefa resgatar a relação ontológica- gnosiológica tendo como objetivo: aumentar o domínio dos conhecimentos que embasam a prática produtiva; estimular a consciência dos limites destas práticas; explicitar o potencial cognoscitivo da atividade humana; potencializar a compreensão da capacidade transformadora da relação entre teoria e prática.
Palavras-chave: educação popular, concepções teóricas, análise ontológica.
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