<b>Costurando histórias: histórias de vida e suas contribuições na educação</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442082Palabras clave:
Life history, Education, Subjectivity.Resumen
Construímos este artigo analisando alguns aspectos do filme Colcha de Retalhos (1995), que é uma produção cinematográfica, que foi proposta para que assistíssemos e, posteriormente, refletíssemos em uma de nossas aulas do Seminário temático da Linha de Pesquisa 1: Memória, Formação e Histórias de vida , disciplina ofertada pelo Programa de Pós-graduação do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O filme enfoca as histórias de vida de um grupo de mulheres, tendo a colcha de retalhos como mediadora de suas relações sociais, bem como um suporte de comunicação para seus sentimentos e emoções, a partir das várias histórias, símbolos, figuras e desenhos que são apresentados nos bordados nesta “colcha de memórias”. Procuramos também fazer uma relação do filme com a metodologia História de Vida, e como esta se mostra rica nas pesquisas no campo educacional, proporcionando processo de autoformação aos sujeitos sociais envolvidos, à medida que o esforço pessoal de explicitação de uma dada trajetória de vida obriga a uma grande implicação e contribui para uma tomada de consciência individual e coletiva.Palavras-chave: História de vida; Formação; Subjetividade.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________