<b>Alunos com deficiência física: a compreensão dos professores de Educação Física sobre a acessibilidade nos espaços de prática para as aulas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464442080Palabras clave:
Physical education, Accessibility, Disabilities.Resumen
No âmbito das Políticas Educacionais, uma série de transformações vem ocorrendo desde as décadas de 1980-1990, no que diz respeito à inclusão de aluno com deficiência na rede regular de ensino. O estudo teve por objetivo analisar a compreensão dos professores de Educação Física e Séries Iniciais sobre a participação do aluno com deficiência física em aulas de Educação Física e a acessibilidade dos espaços de prática. Os professores participantes são de uma Escola Pública da Rede Regular de Ensino de uma cidade do Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com roteiro preestabelecido aos professores de Educação Física e aos professores de Séries Iniciais que ministravam aulas para turmas com inclusão de alunos com deficiência física. Por meio da análise dos dados nas entrevistas com as professoras, identificou-se que os espaços de prática das aulas de Educação Física não possuíam acesso nem a acessibilidade que garantissem a segurança e autonomia do aluno com deficiência física (DF), porém, estes alunos não deixavam de participar das aulas de Educação Física. Pode-se perceber, ainda, as barreiras atitudinais que o aluno com DF enfrenta no cotidiano da Escola e que precisam ser, urgentemente, eliminadas para que a inclusão desses alunos ocorra de forma participativa e livre de preconceitos. Por fim, é importante que, a partir de uma ação conjunta com toda a comunidade escolar, os espaços estejam cada vez mais acessíveis para serem utilizados por uma gama maior de pessoas.Palavras-chave: Educação Física; Acessibilidade; Deficiência física.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________