<b>Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil</b>

Autores/as

  • Antonio Munarim Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Education in Rural Areas, Social Movements and Education, Public Policies of Education.

Resumen

Este trabalho tem como eixo central a afirmação da tese de que se constitui no Brasil um “Movimento Nacional de Educação do Campo”, que se contrapõe às históricas políticas de “Educação Rural”. Diversos fatores estariam a convergir no sentido da constituição desse Movimento Social. Como fator primordial de sua origem estaria a experiência histórica do movimento Sem Terra. Mas não só, também como protagonistas constam diversos movimentos sociais do campo e suas organizações. Ainda, a presença de instituições mobilizadoras de recursos da sociedade, como UNICEF, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e universidades públicas contribuem ao engendramento dessa prática social. Esse “Movimento” traz novidades em dois campos fundamentais: no campo das políticas públicas, na medida que os sujeitos sociais de sua base mudam de postura diante do Estado, e cobram o cumprimento de seu dever de oferecer educação pública a todos e, no campo pedagógico, contraditoriamente, agora, no interior do Estado, os sujeitos do movimento contrapõem-se à perspectiva liberal de educação escolar. Assim, o conceito e a prática da Educação do Campo constituem-se em objetos de disputa social.

Palavras-chave: Educação do Campo. Movimentos Sociais e Educação. Políticas Públicas de Educação.

Publicado

2008-04-30

Cómo citar

Munarim, A. (2008). <b>Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil</b>. Educación, 33(1), 57–72. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/19

Número

Sección

Dossiê: Educação no Campo