Competência Ética, Atenção e Educação

Autores/as

  • Adriano Rodrigues Ruiz Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417107

Palabras clave:

Competência ética, Aprendizagem da atenção, Orientação epistemológica.

Resumen

Este artigo relata a pesquisa bibliográfica sobre a competência ética em ambientes escolares. Partiu-se da concepção de ética como a sabedoria diante de situações cotidianas, na interação da pessoa com si própria e com o mundo. Considerou-se a orientação epistemológica como determinante das relações éticas e encaminhou-se a discussão a partir de dois eixos: um que entende ser o humano determinado pelo ambiente; e, o outro, que o concebe como construtor do mundo e de si próprio. Concluiu-se que a crença no poder do ambiente fomenta o espírito ético da padronização; enquanto isso, na perspectiva centrada na ação do sujeito, a competência ética surge como não pertencente aos conteúdos ensináveis, mas como algo que se aprende praticando: valorizando o olhar atento que busca ver e compreender o mundo.

Biografía del autor/a

Adriano Rodrigues Ruiz, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Mestre e Doutor em Educação pela FEUSP Docente aposentado da Universidade Estadual de Maringá - UEM Professor do Mestrado em Educação da Unoeste.

Publicado

2015-09-24

Cómo citar

Ruiz, A. R. (2015). Competência Ética, Atenção e Educação. Educación, 40(3), 671–682. https://doi.org/10.5902/1984644417107

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua