O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais

Autores/as

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644416517

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, discernimento, sociedade capitalística, Deleuze e Guattari

Resumen

O objetivo do artigo é o desenvolver a ideia de que é preciso investir no ensino de Filosofia como ferramenta de produção de discernimento. A hipótese é a de que o discernimento seria a capacidade elementar que se aprende para poder agir com o pensamento, com as ações e as atitudes para consigo mesmo e para com o mundo. Para tanto, o texto elege três níveis de questões atuais que desafiam o discernimento pelo o aprendizado da Filosofia: a experiência dos sujeitos com a sociedade capitalística e de consumo, a homogeneização das potencialidades subjetivas e, por fim, a colonização do sentimento de impotência na transformação da própria realidade social. O pensamento de Deleuze e Guattari são convocados como fundo analítico desta proposta.

Publicado

2015-01-26

Cómo citar

Carvalho, A. F. de. (2015). O ensino de Filosofia e discernimento no mundo contemporâneo: questões atuais. Educación, 40(1), 89–100. https://doi.org/10.5902/1984644416517

Número

Sección

Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos