A escrita de estudantes na universidade: uma análise das dimensões dos indivíduos

Autores/as

  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414983

Palabras clave:

Letramentos acadêmicos, Escrita acadêmica, Dimensões do indivíduo.

Resumen

Neste ensaio, objetivamos problematizar a tensão que surge entre as expectativas do professor e as interpretações do estudante quanto à escrita acadêmica, considerando três dimensões do indivíduo: papel social, identidade e suporte. Para tal, evidenciamos que a realização de atividades de produção textual acadêmica exige dos estudantes tanto a apropriação de um papel social, quanto de uma identidade acadêmica para que eles sejam reconhecidos como membros da academia. Os suportes, em especial os “suportes amigáveis”, se configuram como uma dimensão importante nesse processo de reconhecimento dos estudantes na esfera universitária.

Biografía del autor/a

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2015-05-29

Cómo citar

Silva, E. M. da. (2015). A escrita de estudantes na universidade: uma análise das dimensões dos indivíduos. Educación, 40(2), 311–318. https://doi.org/10.5902/1984644414983

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua