<b>Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores</b>
Palabras clave:
Self-concept, Inclusion, Teachers’ Formation.Resumen
O amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, utilizamos os referenciais da área da Psicologia, Educação Especial e Educação que permitiram a construção de uma matriz teórica no intuito de contribuir para a discussão em relação à formação de professores, diante do atual paradigma inclusivo. Com base no referencial utilizado percebese a urgência de se identificar o professor como um profissional que necessita refletir sobre seu autoconceito, buscando o autoconhecimento, pois a relação professor-aluno, vai além da transmissão de conteúdos, envolvendo as características psíquicas de ambos. Urge que se instrumentalize os professores a fim de que consigam atuar de forma mais confiante e segura e, assim, ressignificar sua prática pedagógica junto ao aluno com NEE. Neste sentido, ressaltamos a pertinência e o desejo de darmos continuidade a esta pesquisa, por meio de um trabalho centrado na pessoa do professor como alguém que precisa ser apoiado e escutado, no que concerne ao contexto inclusivo. Fomentamos o estabelecimento de grupos de apoio mútuo nos quais os professores possam falar de si mesmos, compartilhar seus anseios, desejos, necessidades, a fim de que consigam criar estratégias de enfretamento congruentes com seu autoconceito, bem como perceber a formação, não só como a aquisição de conhecimentos ou habilidades, mas particularmente como um processo de desenvolvimento pessoal.Palavras-chave: Autoconceito. Inclusão. Formação de Professores.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________