Resiliência educacional e construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414343Palabras clave:
Resiliência, Educação, Estratégias educacionais, Comunicação Matemática.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984644414343
O artigo debruça-se sobre a resiliência académica, com ênfase na construção progressiva da comunicação matemática, em aulas dos primeiros anos de escolaridade, em Portugal, em resultado dos processos de interação social entre os alunos e entre estes e o professor. Trata-se de uma dinâmica educativa que resultou numa crescente valorização e reconhecimento dos conhecimentos matemáticos dos alunos, num contexto comunicativo com uma abordagem reflexiva e instrutiva, enquadrando-se no papel primordial de novas formas de aprendizagem e de novas estratégias, bem como do aumento e fortalecimento de competência na resolução de problemas.
Neste enquadramento, os investigadores, partindo dos relacionamentos interpessoais, da empatia, das competências sociais e do senso de pertença a um grupo na interface com a resiliência social e a emocional, destacam a importância das experiências positivas ao gerarem sentimentos de autoeficácia, de autoestima e de sucesso académico, por parte de alunos e de professores, contribuindo para os ajudar a saberem lidar com as mudanças e com as adaptações a novas situações de aprendizagem, em que o fator comunicacional é da maior relevância.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________