Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Wanessa Lopes de Melo Coordenadora Pedagógica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449237

Palavras-chave:

Curriculum, Teaching activity, Classroom.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464444937

 

O objetivo deste artigo é analisar a atividade docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade de Yves Clot (2010), com foco no currículo escolar desenvolvido na sala de aula, considerando as condições de realização, as prescrições, os imprevistos e os atravessamentos presentes no cotidiano. Para nos aproximarmos da complexidade do currículo utilizamos a técnica da autoconfrontação simples, que utiliza a filmagem como principal meio de coleta de dados. A professora participante desta pesquisa atuava na 2ª série de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió/AL, localizada na periferia. O caráter prescritivo das políticas curriculares não se mostrou determinante na atividade curricular dessa docente, frente a outros fatores subjetivos e outros conteúdos e sujeitos que reajustaram o currículo realizado, imprimindo novos desdobramentos e implicações.

Biografia do Autor

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas Centro de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP)

 

Wanessa Lopes de Melo, Coordenadora Pedagógica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Doutoranda da PUC/SP (Psicologia da Educação)

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Publicado

2013-09-27

Como Citar

Pizzi, L. C. V., & Melo, W. L. de. (2013). Atividade docente, currículo e os campos de influência na sala de aula. Educação, 38(3), 577–592. https://doi.org/10.5902/198464449237

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Trabalho