Presentation of the thematic dossier: “Education, Terreiros Feminisms and Intertwined Stories in Améfrica”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644487452

Keywords:

Education, Terreiros' Feminisms, Black Woman's History

Abstract

O Dossiê Educação, Feminismos de Terreiros e Histórias Entrelaçadas em Améfrica visa contribuir para divulgação e ampliação da pesquisa acerca dos debates teórico-metodológicos sobre a história africana e afro-diaspórica, com ênfase na educação, no recorte de gênero e no horizonte das agências, protagonismos e reinvenções negro-africanas. Reunimos pesquisas que considerem e argumentem sobre as lutas e os significados da construção da liberdade, por meio de afro-biografias de pessoas escravizadas, libertas e livres que conquistaram e ampliaram a presença negro-africana nos diversos lugares sociais, destacando-se sua atuação em dimensão educativa e pedagógica. Almeja-se também divulgar conhecimentos que permitam um olhar sobre as construções identitárias, suas implicações políticas, seus conteúdos culturais em perspectiva histórica e educativa. Enfatizamos a necessidade de problematizar os currículos e as epistemologias em suas articulações com as fronteiras étnico-culturais, raciais e de gênero. O dossiê caracteriza-se por abrigar artigos oriundos do Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisadoras(es) sobre Feminismos de Terreiros – Histórias e Memórias Entrelaçadas, originário da RELFET (Rede Latino Caribenha de Pesquisadores sobre Feminismos de Terreiros), resultante de quase quatro anos de pesquisas coletivas e individuais    realizadas pelas pesquisadoras da RELFET. Nesses quase quatro anos de pesquisas reunidas em rede, evidenciou-se como a epistemologia produzida nesta confluência de corpos, mentes e espíritos de mulheres negras, articula-se com a descolonização dos currículos e interferem diretamente na transformação emancipatória do processo educativo.

Author Biographies

Carla Meinerz, Federal University of Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ,mestrado  e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pós doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos - NEABI/UFRGS. 

Rosinalda Côrrea da Silva Simoni, Federal University of Tocantins

Quilombola, devota de Orixá, Historiadora; Gestora do Patrimônio Cultural, Mestra em Arqueologia, Doutora em Ciências da Religião; Pós doutora em história. Atualmente cursa o doutorado em História pela UNESP; bolsista pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico em história,  professora convidada na Universidade Federal do Tocantins.  Pesquisadora e gestora de projetos nas áreas de arqueologia, Antropologia das Populações Afro-brasileiras, educação patrimonial. É consultora para Relações Étnico Raciais do Espaço Cultural Vila Esperança, Linhas de pesquisa que atua: Arqueologia Negra, Feminismos de Terreiros, História da África e africanidades. Grupos de Pesquisa: RELFET- Rede Latino Americana e Caribenha de Pesquisadores sobre Feminismos de Terreiros; Memória social Subjetividade e Cultura, OBIAH-Grupo de estudos interculturais Decoloniais da Linguagem; NEGRARQUEO, Coletivo de arqueólogos Negros, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Grupo de Historiadores Negros, Coordenadora do GT História da África e africanidades da ANPHU/Goiás, , Presidente da Associação Quilombola Água Limpa.

Maricel Mena López, Saint Thomas Aquinas University

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Religiosas pela Pontificia Universidad Javeriana(1993), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo(1997), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo(2002) e curso-tecnico-profissionalizante em Bacharel em Pedagogia pela Escola Normal Nacional(1986). Atualmente é Professora/pesquisadora da Escola Superior de Teologia e Assessoria da Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo. Tem experiência na área de Teologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Feminismo, Sabedoria, hermenêutica negra, história e cultura antigo oriente, monarquia israelita e Etiópia, Egito, Sabá, Israel.

References

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A Terra Dá, a Terra Quer. São Paulo: Ubu Editora PISEAGRAMA, 2023.

GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93, p. 69-82, jan./jun. 1988.

HANCIAU, Núbia J. Entre-Lugar. In: FIGUEIREDO, Eunice (Org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: Editora UFJF; Niterói: EdUFF, 2005.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MARINHO, Thais; SIMONI, Rosinalda Corrêa da Silva. O matriarcado negro nos terreiros: da cosmovisão do feminino ao feminismo de terreiro. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE GÊNERO E RELIGIÃO, 6., 2020, São Leopoldo, Centro de Estudos Bíblicos. Anais [...]. São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos, 2020. p. 137-168.

MARINHO, Thais; SIMONI, Rosinalda Corrêa da Silva. Coletividades femininas negras na história de Goiás: do afro catolicismo aos feminismos de terreiros. In: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho; SILVA, Murilo Borges. História das mulheres, relações de gênero e sexualidade em Goiás. São Paulo: Paco Editorial, 2021a. p. 473-498.

MARINHO, Thais; SIMONI, Rosinalda Corrêa da Silva. Decolonialidade e Mulheres Negras em Goiás: do afrocatolicismo aos feminismos de terreiros. Numen - Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, Juiz de Fora, v. 24, n. 1, jan./jun. 2021b.

MARTINS, Leda Maria. Performances do Tempo Espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

NASCIMENTO, Beatriz. Por uma história do homem negro. In: RATTS, Alex (Org.). Uma história feita por mãos negras. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

¬¬¬¬¬_____Todas (as) distâncias: poemas, aforismos e ensaios de Beatriz Nascimento. Organizado por Alex Ratts e Bethania Gomes. São Paulo: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.

SIMONI, Rosinalda Côrrea da Silva. Ancestralidade Feminina: da Essência do Sagrado aos Movimentos Feministas, Mulheres Negras e Representatividade. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 29, p. 293-300, 2019.

SIMONI, Rosinalda Correa da Silva; SOUZA, Robson Max de O. Não é Sobre Elas, é Sobre Nós: Eugênia Anna dos Santos (OBÁ BIYÍ) e o Matriarcado ancestral negro africano. Revista Mosaico/Revista de História, Goiânia, v. 16, p. 43-56, 2023.

SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. 2. ed. Tradução: Deborah Weinberg. São Paulo: Odysseus, 2007.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida. Cultura, religião e escravidão na Bahia (1549 - 1888). Revista Espaço Cultural, Salvador, n. 2, p. 08-18, jun. 1996.

Published

2024-10-17

How to Cite

Meinerz, C., Simoni, R. C. da S., & López, M. M. (2024). Presentation of the thematic dossier: “Education, Terreiros Feminisms and Intertwined Stories in Améfrica”. Education, 49(1), e127/1–11. https://doi.org/10.5902/1984644487452

Issue

Section

Dossiê: Educação, Feminismos de Terreiros e Histórias Entrelaçadas em Améfrica

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.