Music Education in Brazil: historical journey through official documents (1847-2018)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467345

Keywords:

Musical education, Official documents, History of Music Education

Abstract

From the period of activity of the Jesuits to the present day, music has been present in the most diverse aspects of social life in Brazil, whether in education, religion or entertainment. Therefore, this documental research aims to understand the social function of music education since the Empire Brazil (1847) until the approval of the final version of the BNCC (2018). 26 official documents available in government repositories were collected. The methodology was based on the assumptions of document analysis, complemented by library procedures and applied to the ATLAS.ti Software. The result of this analysis allowed us to characterize five periods with distinct thematic categories. The first period (1847-1930), whose formation presented an Instrumental/Artistic character; the second period (1931-1960), with a Patriotic/Disciplinary formation; the third period (1961-1971), showed signs of a Human/Social musical education; the period of the military dictatorship (1971-1995), was transitory with the promotion of the polyvalent teacher; on the other hand, the fifth period (1997-2018, and current), presents strong characteristics of a Human/Social formation. It appears that the intention with a Human/Social Training, especially at BNCC, is to bring the student closer to his reality and make his performance as a citizen. Furthermore, it is necessary to discuss these official documents throughout the school community, as many of them do not infer clear and objective interpretations.

Author Biographies

Roque Correa Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação PPGE/PUC-PR; Graduado em Música pela PUC-PR (Ganhador do Prêmio Marcelino Champagnat de Mérito Acadêmico) e Técnico em Informática (Colégio Estadual São Cristóvão - UVA - PR). Está envolvido em projetos de estudo e aprimoramento docente (CIDES-PUCPR), e de desenvolvimento de tecnologias digitais para o ensino de música (Onloop Research - PUCPR).

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Montréal – Canadá). É professora do programa de pós-graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná  (PUCPR), e idealizadora do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES-PUCPR).

Carlos Nascimento Silla Júnior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Ciência da Computação pela (University of Kent - Inglaterra) e licenciando em música Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É professor do programa de pós-graduação em Informática (PPGIa) e da escola politécnica da PUCPR; é coordenador da divisão de pesquisa Onloop Research - PUCPR.

Beatriz Maria Zoppo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É professora da Rede Municipal de Curitiba; está envolvida em projetos de estudo e aprimoramento docente (CIDES-PUCPR).

References

ABEM, Associação Brasileira de Educação Musical. Proposta para a Base Nacional Comum Curricular. [S. l.], 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/docs/Proposicoes_da_ABEM_para_a_BNCC.pdf.

ALVARENGA, Claudia Helena; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educação musical e legislação: reflexões acerca do veto à formação específica na Lei 11.769/2008. Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), Porto Alegre, v. 17, p. 51–72, 2011. ISSN: 1517-7017. Disponível em: http://www.anppom.com.br/opus/data/issues/archive/17.1/files/OPUS_17_1_Alvarenga_Mazzotti.pdf.

ALVARES, Sergio Luis de Almeida. 500 Anos de Educação Musical no Brasil: Aspectos Históricos por. In: XII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM) 1999, Salvador. Anais [...]. Salvador p. 1–14.

ATLAS.TI. ATLAS.ti 9 (User Manual). Berlim: ATLAS.ti Scientific Software Development GmbH, p. 1–443, 2021. Disponível em: https://doc.atlasti.com/ManualWin.v9/ATLAS.ti_ManualWin.v9.pdf.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; WEBER, Vanessa; ADORNES, Zelmielen. Música e Unidocência: pensando a formação e práticas de professores de referência. Faeeba, Salvador, v. 26, n. 48, p. 205–221, 2017.

BORGES, Adilson de Souza; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, p. 555–574, 2020.

BRASIL. Decreto no 496 de 21 de janeiro. Rio de Janeiro, 1847. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-496-21-janeiro-1847-560284-publicacaooriginal-83004-pe.html.

BRASIL. Decreto no 630, de 17 de setembro. Rio de Janeiro, 1851. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-630-17-setembro-1851-559321-publicacaooriginal-81488-pl.html.

BRASIL. Decreto no 1.331-A, de 17 de fevereiro. Rio de Janeiro, 1854. ISBN: 1854590146. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html.

BRASIL. Decreto n° 981 de 8 de novembro. Rio de Janeiro, 1890. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890-515376-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto no 143 de 12 de Janeiro. Rio de Janeiro, 1930. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-143-12-janeiro-1890-520576-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto n° 19.890, de 18 de abril. Rio de Janeiro, 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html.

BRASIL. Decreto n° 21.241, de 4 de abril. Rio de Janeiro, 1932. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-21241-4-abril-1932-503517-publicacaooriginal-81464-pe.html.

BRASIL. Decreto no 24.794, de 14 de julho. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24794-14-julho-1934-515847-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto-Lei no 4.993, de 26 de novembro. Rio de Janeiro, 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4993-26-novembro-1942-415031-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto-Lei no 8.529, de 2 de janeiro. Rio de Janeiro, 1946 a. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8529-2-janeiro-1946-458442-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto-Lei no 8.530, de 2 de janeiro. Rio de Janeiro, 1946 b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL. Decreto no 51.215, de 21 de agosto. Brasília, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-51215-21-agosto-1961-390857-publicacaooriginal-1-pe.html.

BRASIL, Conselho Federal de Educação. Parecer n° 540/77 do CFE. Brasília, p. 131–153, 1977. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/viewFile/60447/58704.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: arte (1° a 4° série). Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: arte (5° a 8° série). Brasília, 1998 a. ISSN: 1679-0367. DOI: 10.5433/1679-0367.2013v34n2p229. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil - Volume 3. Brasília, v. 3, 1998 b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE no 0146. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces067_03.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 8 de março. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES02-04.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. ISBN: 8598171425. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB no 12. Brasília, p. 10, 2013 a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14875-pceb012-13&category_slug=dezembro-2013-pdf&Itemid=30192.

BRASIL, Ministério da Educação. Projeto CNE/UNESCO “Ensino de música na Educação Básica: elementos para a regulamentação”. Brasília, 2013 b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13946-produto-ensino-musica-educacao-pdf&Itemid=30192.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.

BRITO, Teca Alencar De. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

BRITO, Teca Alencar De. Hans-Joachim Koellreutter: músico e educador musical menor. Revista da ABEM, Londrina, v. v.23, n. n.35, p. 11–23, 2015.

CELLARD, André. A Análise Documental. In: NASSER, Ana Cristina (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295–316. ISBN: 9788532636812.

CRUVINEL, Flavia Maria. O habitus cortesão bragantino nos trópicos: a formação musical como estrategia de reprodução do poder monárquico no rio de janeiro oitocentista. 2018. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, 2018.

DIAS, Sheila Graziele Acosta; LARA, Ângela Mara de Barros. A legislação brasileira para o ensino de artes e de música 1920 a 1996. In: ANAIS DO IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” 2012, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa p. 908–936. ISBN: 9788577455515.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN, Da Música Popular Brasileira. Francisco da Luz Pinto. 2021a. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/francisco-da-luz-pinto/dados-artisticos. Acesso em: 24 ago. 2021.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN, Da Música Popular Brasileira. Januário da Silva Arvellos Filho. 2021b.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN, Da Música Popular Brasileira. Lundu. 2021c. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/lundu/dados-artisticos. Acesso em: 24 ago. 2021.

FERNANDES, José Nunes. Normatização, estrutura e organização do ensino da música nas escolas de educação básica do Brasil: LDBEN/96, PCN e currículos oficiais em questão. Revista da Abem, Londrina, v. 12, n. 10, p. 75–87, 2004.

FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira De; ROSA, Dyane da Silva. Um estudo sobre a legislação para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental nas três capitais da região sul do Brasil. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 651–662, 2008. ISSN: 1808-3129. DOI: 10.5965/1808312903052008651.

FIGUEIREDO, Sérgio. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. In: ANAIS DO XV ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte p. 10.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e fios: um ensaio sobre a música e educação. 2° ed., São Paulo: Editora UNESP, 2008. ISBN: 8571395799.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Práticas criativas em Educação Musical. São Paulo: Editora UNESP, 2015. ISBN: 9788568334607.

FREIRE, Vanda Lima Bellard. O ensino de música no Brasil oitocentista. Anais do Encontro Anual da ABEM, Londrina, p. 3–15, 1996. Disponível em: http://capim.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewArticle/1452.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária do indexador: aspectos cognitivos e linguísticos influentes na formação do leitor profissional. 2003. Tese (Doutorado) - Livre Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentária, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, 2003.

FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 24, p. 54–63, 2010.

GARCIA, Gilberto Vieira. A Música no Colégio Pedro II: espaço curricular e “relações de vizinhança” (1838-1855). Interlúdio, Rio de Janeiro, n. 4, p. 65–74, 2016.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. “Civilizando” pela Música : A pedagogia do canto orfeônico na Escola Paulista da Primeira República (1910-1930). 2003. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo USP, São Paulo, 2003.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de uma época. Fundação Biblioteca Nacional. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa–MinC, [S. l.], p. 1–122, 2008. ISBN: 8533301103.

GOMES, Vera Lúcia. Os sons da república - o ensino da música nas escolas públicas de São Paulo na primeira república 1889-1930. In: 27a REUNIÃO ANUAL DA ANPED 2004, Caxambu, MG. Anais [...]. Caxambu, MG p. 1–13.

GURGEL, Andrea Aceti; HORA, Dayse. O canto disciplinarizador das escolas primárias no distrito federal na Primeira República. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL (HISTEDBR) 2009, Campinas. Anais [...]. Campinas p. 25.

ILARI, Beatriz. Música, comportamento social de relações interpressoais. Psicologia em Estudo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 191–198, 2006. ISSN: 14137372. DOI: 10.1590/S1413-73722006000100022.

ILARI, Beatriz. Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na América Latina. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 18, p. 35–44, 2007. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed18/revista18_artigo5.pdf.

KOBASHI, Nair Yumiko. Elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia. 1994. Tese (Doutorado) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 1994.

LAZZARIN, Luís Fernando. Música: produto ou processo? a educação musical responde. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 495–506, 2007. ISSN: 0101-9031.

LOUREIRO, Maria Almeida. Ensino da música na escola fundamental dilemas e perspectivas. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 1, p. 101–112, 2003.

MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva Hilário da Silva. O ensino de música na escola pública brasileira no período de vigência da lei 5.692/71 e seus reflexos na atualidade. 2017. Tese (Doutorado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, 2017.

MATEIRO, Teresa. A formação universitária do professor de música e as políticas educacionais nas reformas curriculares. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 28, n. 2, p. 23–36, 2003. ISSN: 0101-9031. DOI: 10.5902/198464444151.

MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: retrospectiva histórica e tendências pedagógicas atuais. Revista Nupeart, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 115–135, 2006. ISSN: 2358-0925. DOI: 10.5965/2358092504042006115.

MENDONÇA, Ana Waleska P. C.; LOPES, Ivone Goulart; DA COSTA SOARES, Jefferson; PATROCLO, Luciana Borges. A criação do colégio de pedro ii e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. Educacao e Pesquisa, Sao Paulo, v. 39, n. 4, p. 985–1000, 2013. ISSN: 15179702. DOI: 10.1590/S1517-97022013000400011.

OLIVEIRA, Olga Alves De; PENNA, Maura. Impasses da política educacional para a música na escola. Revista Vórtex, Curitiba, p. 1–28, 2019.

PARADA, Maurício. Som da nação: educação musical e civismo no Estado Novo (1937-1945). Revista Alceu (PUCRJ), Rio de Janeiro, p. 174–185, 2009.

PENNA, Maura. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 7–19, 2002.

PENNA, Maura. A Lei 11.769/2008 e a Música na Educação Básica: quadro histórico, perspectivas e desafios. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, Campo Grande, v. 19, n. 37, p. 53–75, 2013. ISSN: 1413-0963. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/2361/1459.

PEREIRA, Fabiano Lemos. As Linguagens Do Componente Curricular Arte: Uma Reflexão Sobre A Lei 13.278 e a BNCC. In: IV CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande

PEREIRA, Luis Felipe Radicetti. Um movimento na história da educação musical no Brasil: uma análise da campanha pela lei 11.769/2008. 2010. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, 2010.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva Luís Ricardo Silva. Música na escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, p. 23–38, 2012. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/88/73.

ROMANELLI, Guilherme Gabriel Ballande. Falando Sobre a Arte Na Base Nacional Comum Curricular – Bncc – Um Ponto De Vista Da Educação Musical. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 10, n. 3, p. 476, 2016. DOI: 10.7867/1981-9943.2016v10n3p476-490.

SALDAÑA, Johnny. The Coding Manual For Qualitative Researches. 2. ed., Los Angeles: SAGE, 2013. ISBN: 9781446247365. Disponível em: www.sagepublications.com.

SANTOS, Micael. A educação musical na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - ensino médio: teias da política educacional curricular pós-golpe 2016 no Brasil. Revista da Abem, [S. l.], v. 27, n. 42, p. 52–70, 2019.

SEKI, Ariella Lúcia Sachertt; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A disciplina de instrução moral e cívica na Reforma educacional de Benjamin Constante de 1890. In: VIII JORNADA DO HISTEDBR 2000, São Carlos. Anais [...]. São Carlos

SILVA, Rafael Rodrigues Da. Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul ( 1904 - 1927 ): uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República. 2019. Tese (Doutorado) - Programa de Pós- Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2019.

SOUZA, Jusamara. Funções E Objetivos Da Aula De Música Vistos E Revisto: Através Da Literatura Dos Anos Trinta. Revista da ABEM, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 12–21, 1992. ISSN: 2358-033X. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/510.

SUBTIL, Maria José Dozza. A lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas - SP, v. 12, n. 30, p. 125–151, 2013.

TOLEDO, Imelde Bezerra; AMORIM, Rosendo Freitas. As políticas públicas educacionais voltadas à educação musical. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado, Fortaleza, p. 186–216, 2011.

ZANETTA, Camila Costa; BRITO, T. A. De. Hans-Joachim Koellreutter em movimento : ideias de música e educação. In: XXIV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA – SÃO PAULO 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo p. 1–8. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002659669.pdf.

ZORZAL, Ricieri Carlini; FERREIRA, Ana Neuza Araújo. O ensino de música no Nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 4, p. 155–189, 2016.

Published

2023-03-22

How to Cite

Correa Júnior, R., Vosgerau, D. S. R., Silla Júnior, C. N., & Zoppo, B. M. (2023). Music Education in Brazil: historical journey through official documents (1847-2018) . Education, 48(1), e9/1–41. https://doi.org/10.5902/1984644467345