Subjectivity and the knowledge/power relations in the constitution of nursing professors in the educational process

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453340

Keywords:

Education, Knowledge/power relations, Foucault, Nursing

Abstract

For Foucault, power is knowledge and there is no possibility of the existence of power if there is no knowledge. Therefore, power produces knowledge, knowledge is the will for appropriation and domination. This article has as main objective, to investigate the webs of relationships that constitute nursing professors as subjects and, consequently, their practices in the nursing education process, regarding knowledge / power. This study is part of a qualitative research with interviews, defended in the master's degree in education, approved by the Ethics and Research Committee and financed by CAPES, in which the participants were eight professors from a Nursing Faculty in the interior of the state of Minas Gerais. It was used as methodology, philosophical, reflective and critical discourse analysis, having as object of study two speeches of nursing professors, focusing on the theoretical basis in Foucault on knowledge / power. Through the speeches of the teachers, we sought to investigate the subjective relationships that constitute these professionals and reflexes in the educational process. The results obtained indicate that the subjects obtained point out that the subjects had a strict academic and family background, which contributed to their practices governed by disciplinary power in teaching. Both subjects agree that there is a correlation of power within the classroom, and that the webs of relation to oneself, reflect in the constitution of oneself and in the way of the educational process. Further research in the area is suggested considering the scarcity of publications covering the topic from this perspective, which involve educational practices in nursing.

Author Biographies

Larissa Vinhas Timóteo, Universidade São Francisco

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (2012-2016). Mestra (2017-2018) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de Educação, Linguagens e Processos Interativos. Especialista Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, pelo Centro Educacional Internacional - UNINTER (2017-2018). Vice Representante Discente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco no ano de 2018. Atualmente atua como supervisora de enfermagem em Saúde Coletiva Assistencial e Gerencial na Faculdade Wenceslau Braz. Também é professora nas disciplinas de microbiologia/parasitologia, farmacologia e Saúde do homem e do idoso no curso de graduação em enfermagem. Foi estagiária Docente na Disciplina de Filosofia da Educação no curso de pedagogia da Universidade São Francisco em 2018. Linhas de pesquisa: Educação; Tecnologias na Saúde do adulto; Dinâmica de Trabalho na Saúde do Adulto e Processo de Trabalho em enfermagem e suas interfaces.

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação, em 2015. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI-MG, na UNIVÁS-MG, no UNIS-MG, na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG), nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG). Participou como Coordenador e Pesquisador Convidado na confecção do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre-MG, Período (2012-2013). Devido ao Projeto Piloto citado acima, trabalha com o Enfrentamento à Violência Doméstica, o que faz parte do processo de Educação/Aprendizagem Não-Formal e Formal, em conformidade com as Políticas Públicas nas esferas da Justiça, Segurança, Cidadania e Direitos Humanos, em escolas e comunidades, isso também, através de pesquisas de Iniciação Científica. Tem desenvolvido pesquisas voltadas para filosofia da educação, fundamentos da educação e tópicos específicos da educação, com ênfase na Filosofia Clássica Ocidental (especialmente Platão), Moderna, Contemporânea, juntamente com as Teorias Críticas Latino-Americanas e Epistemologias do Sul, Personalismo, dentre outras, na promoção de debates e ações para a área da Educação, o que envolve questões sobre ética, bioética, constituição do sujeito contemporâneo, decolonialidade, tecnologias, dentre outros. Trabalha na função de Vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e de Graduação, com atuação na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos, da Universidade São Francisco (USF-Itatiba-SP). Atua como Editor da Revista Horizontes em Educação USF. Atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco, USF. Participa como Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Participa como Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Atua como membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (PHALA - UNICAMP).

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Published

2022-08-04

How to Cite

Timóteo, L. V., & Silveira, C. R. da. (2022). Subjectivity and the knowledge/power relations in the constitution of nursing professors in the educational process. Education, 47(1), e71/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644453340