A documentação pedagógica como ferramenta para dar visibilidade à criança que existe no sujeito-infantil tido como anormal na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448232

Palavras-chave:

Documentação pedagógica, Educação infantil, Educação inclusiva

Resumo

Esta pesquisa-ação trata da documentação pedagógica dos processos de inclusão na educação infantil. A obrigatoriedade de matrícula aos 4 anos, a inclusão das crianças com deficiência na escola regular e a expedição de documento escolar que ateste os processos de desenvolvimento e aprendizagem são determinações legais que impactam a educação infantil. Nesse sentido, a questão mobilizadora do estudo é saber quais verdades são produzidas sobre as crianças com deficiência na documentação pedagógica na educação infantil. Buscou-se conhecer os propósitos e modos como os professores documentam os processos de inclusão para problematizar os efeitos dessa documentação na produção do sujeito infantil a/normal. A metodologia consistiu na realização de observações e rodas de conversa com oito professoras de escolas públicas de educação infantil. A análise da documentação produzida pelas participantes acerca dos processos de inclusão transitou no campo teórico da Sociologia da Infância e estudos foucaultianos. Os resultados mostraram que os registros das experiências vividas pelas crianças com deficiência no contexto escolar são, de certo modo, negligenciados e/ou produzidos em momentos pontuais, destacando as necessidades e dificuldades em detrimento dos direitos e aprendizagens. A pesquisa deu visibilidade às possibilidades da formação continuada de professores em um diálogo entre a universidade e as escolas públicas para produzir outros modos de ser professor/a de crianças com deficiência e, também, outros modos de incluí-las na educação infantil. O estudo pode inspirar outros professores a romper a díade normal/anormal e aprender a conhecer a criança que habita no sujeito tido como anormal.

Biografia do Autor

Circe Mara Marques, UNOCHAPECÓ

Pós-doutora (2018) pelo Instituto de Educação/Universidade do MINHO; Pós-doutora em Educação pela UFRGS (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013), Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia(EST/2005), Especialista em Ensino Religioso pela Escola Superior de Teologia (EST/2000), Especialisat em Educação Infantil e Ano Iniciais (Cândido Mendes, 2017); Especialista em Psicopedagogia Clínica pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Canoas, 1996) e graduada em Pedagogia pela Pontifícia de Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) Atuou como professora de educação infantil na rede pública e privada (1984 a 2003). Atuou como professora e coordenadora de práticas em Educação Infantil no Instituto de Educação Ivoti ( 2001 a 2009); Atuou como professora no curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti (2005 a 2011), no curso de Pedagogia do Unilasalle (2004-2014) e no curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (2012 -2016). Atualmente é professora no PPGE da Unochapecó -SC e no PPGEB da UNIARP/SC. Membro do GEIN ? Grupo de estudos em Educação Infantil e da Linha de Pesquisa do PPGEDU/UFRGS - Estudos sobre infâncias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, planejamento/projetos pedagógicos, brincar, espaço, educação para a paz e diferença.   What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Vera Lúcia Simão, FURG

 Possui Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona - UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR); Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática ? PPGECIM da FURB. Professora Visitante e Investigadora da Universidade de Barcelona - UB, por meio da Oficina de Mobilidat i Programas Internacionais. Professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC BRASIL, RIEC ADEC, Vice Coordenadora do Núcleo RIEC ECOFOR e membro da RIEC FURB. Membro do Programa de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE FURB. Em julho de 2019 recebeu o Diploma de Distinción y Reconocimiento como Docente Ecoformadora Creativa, por haver contribuído com a transformação de Escolas Criativas Municipais, ativamente implicada nos Núcleos ECOFOR e FURB orientando a transformação da Educação por meio da Formação-Ação. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na Ecoformação, Transdisciplinaridade, Criatividade, Formação Docente, Educação Básica e Ensino Superior.

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio de Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990). Coordenadora, professora e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica e Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Em 2019, recebeu na Espanha, o prêmio Docente Ecoformadora Creativa pelo compromisso com uma educação transformadora. Editora no Brasil da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, com sede na Espanha. Atuou como Reitora Interina do (07-12/2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (2010-2012) e (2015-2016) no UNIBAVE. Tem experiência na área de educação, com ênfase na formação docente e metodologias inovadoras. Suas pesquisas, produção técnica e tecnológica estão focadas na formação docente, planejamento educacional e metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.
 

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Marques, C. M., Simão, V. L., & Zwierewicz, M. (2022). A documentação pedagógica como ferramenta para dar visibilidade à criança que existe no sujeito-infantil tido como anormal na educação infantil. Educação, 47(1), e28/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644448232