A predição da formatura e da evasão em uma universidade pública a partir de um modelo logístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443159

Palavras-chave:

Educação superior, evasão, formatura.

Resumo

O tema deste estudo são os percursos terminativos da educação superior, que são a evasão e a formatura. Tendo isso em vista, objetiva-se construir modelos logísticos preditivos desses dois desfechos em relação aos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Goiás em 2010, em cursos na modalidade presencial, os quais foram acompanhados por um período de oito anos. Para isso, foi feita consulta a microdados do Censo da Educação Superior Brasileira, de 2010 a 2017, publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”. Para entender esses dois fenômenos - formatura e evasão - recorreu-se à técnica estatística da regressão logística e, além disso, foi feita pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que fundamentam a técnica. Como resultado, verificou-se que a técnica estatística permite identificar variáveis que são fatores de risco ou protetivos para a formatura e a evasão; comparar categorias de uma mesma característica por meio da razão de chances; bem como avaliar a probabilidade de qualquer aluno se formar ou evadir. Trata-se, portanto, de uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão dos gestores educacionais.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2017). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). Técnica em Assuntos Educacionais na UFG.

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) (2011). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia (2002). Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1998). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG. 

Eder Angelo Milani, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2016), mestre em Estatística pela mesma universidade (2011), e graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (2008). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Rosa, C. de M., Santos, F. F. T. dos, & Milani, E. A. (2021). A predição da formatura e da evasão em uma universidade pública a partir de um modelo logístico. Educação, 46(1), e92/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644443159